Frigorífico da JBS é interditado no interior do Paraná

Foto: reprodução/Site News Locker
Foto: reprodução/Site News Locker

Um frigorífico do grupo JBS Foods em Rolândia, no norte do Paraná, foi interditado no fim da tarde de ontem (quarta, 13) por auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A fiscalização constatou que aproximadamente 50 máquinas da Big Frango ofereciam risco à saúde e à segurança dos trabalhadores. A empresa abate cerca de 400 mil aves por dia e tem 3.500 empregados. E agora, só vai poder reabrir depois que corrigir as irregularidades flagradas pelas equipes técnicas.

A ação faz parte de uma força-tarefa do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com o MTE, INSS, Receita Federal e Advocacia Geral da União (AGU). A iniciativa tem o apoio operacional de inteligência e segurança institucional da Polícia Militar e é acompanhada por três entidades regionais e federais que representam os funcionários do setor de alimentação. O auditor fiscal Diego Alfaro, do Ministério do Trabalho, é quem explica quais os principais problemas encontrados na Big Frango durante a vistoria.

Entre outras coisas, as equipes apuraram que quase metade dos funcionários passam frio nas dependências da empresa, mais de 75% deles terminam o dia cansados ou exaustos, 53% precisam de remédios para amenizar dores causadas pela função e 38% sentem fortes dores durante o exercício da atividade diária. Além disso, alguns trabalhadores chegavam a movimentar manualmente cargas de mais de 30 toneladas no acumulado do dia.

Por causa da interdição, conforme o auditor, a produção do frigorífico está parcialmente interrompida e não há um prazo fixado para a retomada integral das atividades. Tudo vai depender da própria companhia.

As irregularidades verificadas na Big Frango não seriam recentes. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, esta é a maior operação já realizada no setor no país e foi deflagrada com base em denúncias recebidas sobre vários problemas no estabelecimento. A primeira fase da ação começou na terça-feira (12) e deve ser concluída na próxima sexta-feira (15). A expectativa é estender a fiscalização para outras empresas.  Ainda conforme o MPT, o segmento de abate de aves suínos e pequenos animais é um dos que mais registram acidentes de trabalho no Brasil. Em 2013, segundo o INSS, foram 10.388 casos contra 10.030 em 2012. A reportagem da BandNews tentou contato com a JBS Foods, mas ninguém atendeu às ligações.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem