Funcionários do HC marcam greve para segunda-feira

Funcionários do Hospital de Clínicas prometem paralisar atividades a partir da próxima segunda-feira (9). Segundo o Sinditest, que representa os funcionários técnicos, a decisão foi tomada depois que a direção da Funpar se mostrou indisposta a negociar com os trabalhadores o acordo coletivo de trabalho.

A assessoria do HC afirma que o hospital apenas acatou uma decisão judicial que reconheceria outro sindicato como representante dos trabalhadores.

No dia da paralisação a orientação do Sindicato é que os trabalhadores se reúnam em frente à entrada principal do hospital a partir da 7 horas da manhã. Além disso, o Sinditest orienta para que os trabalhadores não batam ponto.

Segundo um dos coordenadores do Sindicato, Carlos Pegurski, o hospital usa uma decisão judicial referente à representação dos servidores da Maternidade Victor Ferreira do Amaral para impedir que o Sinditest negocie o acordo coletivo em nome dos servidores do Hospital de Clínicas.

O hospital teria alegado que outros sindicatos representam os trabalhadores. O Sinditest contesta essa posição e afirma que os funcionários do HC estão sem representação.

Desde o ano passado, o Hospital de Clínicas transferiu a gestão dos funcionários da Funpar para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a Ebserh.

Até novembro de 2019, os 850 trabalhadores que hoje tem a relação profissional gerida pela Fundação da Universidade Federal do Paraná serão dispensados para que os novos funcionários da Ebserh sejam chamados.

Uma das reivindicações do Sinditest é que os funcionários da Funpar se aposentem por tempo de serviço antes de serem substituídos.

A assessoria do Hospital de Clínicas enviou uma sentença referente a uma ação judicial movida pelo Sinditest que pretendia incluir os funcionários da Funpar que trabalham na Maternidade Victor Ferreira do Amaral como integrantes do quadro do Sinditest.

A disputa era entre o Sinditest e Sindesc, mas o juiz determinou que os funcionários da Funpar devem ser representados por um terceiro sindicato, o Senalba. A assessoria do HC afirma que o hospital nunca se negou a negociar o acordo coletivo dos trabalhadores e que apenas acata a decisão judicial. 

Mesmo com o impasse jurídico, a greve dos servidores foi marcada e o Hospital de Clínicas pode ter reduzido o número de leitos de atendimento. Na greve do ano passado, capitaneada pelo Sinditest, foram prejudicadas as áreas de UTI adulto, UTI cardíaca, neonatal e pronto atendimento.

Nota do HC:

A 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu, por unanimidade, que os funcionários do Complexo Hospital de Clínicas/Funpar devem ser representados pelo Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativa, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Paraná (SENALBA).

Sobre esta decisão, a Reitoria da UFPR e as Diretorias do Complexo Hospital de Clínicas e da Funpar informam que manterão canal de diálogo permanente com os trabalhadores, por meio da sua representação legal. A Administração Central da UFPR lembra  que historicamente, em respeito à categoria, sempre lutou e obteve a garantia do emprego dos trabalhadores CHC/Funpar. Além disso, nos últimos anos, a Reitoria firmou os melhores acordos coletivos para os trabalhadores, com a reposição dos seus salários pelo INPC, que abrangeu também o vale-alimentação, o auxílio-creche e o adicional de insalubridade.

A decisão do TST foi dada em resposta a ação movida pelo SINDITEST (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público da Cidade de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná) em 11 de agosto de 2014, sob o argumento de que a organização seria a legítima representante dos trabalhadores FUNPAR lotados na Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

SENALBA É REPRESENTANTE

Ao analisar o pedido, os ministros da 8ª Turma do TST entenderam, por unanimidade, que o representante legal dos trabalhadores da Maternidade Victor Ferreira do Amaral e do Hospital de Clínicas é o SENALBA, nos termos dos Artigos 511 e 570da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A FUNPAR e a UFPR foram notificadas por ofício pelo SENALBA da decisão do Tribunal Superior do Trabalho. “Diante do exposto, requeremos a essa Fundação que se abstenha de firmar Acordo Coletivo de Trabalho com o SINDITEST pois, conforme aquela decisão, somente o SENALBA-PR poderá representar os empregados da FUNPAR”.

A Reitoria esclarece ainda que acata a decisão do TST e que quer aprofundar ainda mais o diálogo e manter o respeito que sempre teve com a categoria.

Documentos enviados pela assessoria do HC: Acórdão / Ofício Senalba

NOTA DO SINDITEST

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2