Gastos do governo com pessoal e encargos sociais aumentam e despesas crescem mais do que receitas no PR

A receita do governo do estado aumentou 10% no primeiro quadrimestre desse ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Em compensação as despesas aumentaram 16,4 por cento. O aumento dos gastos foi principalmente em pessoal e encargos sociais.

Os dados foram apresentados nesta terça-feira (31) pelo secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, na Assembleia Legislativa. O gasto com Saúde no período foi de 10,98 por cento, abaixo dos doze por cento exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Já o investimento em Educação foi de 33 por cento. O mínimo estabelecido por lei é de 30%. Segundo o secretário, Mauro Ricardo, uma das maiores preocupações é com relação ao crescimento dos gastos com pessoal.

No total o estado arrecadou 14,6 bilhões de reais no primeiro quadrimestre desse ano, valor maior que no mesmo período do ano passado, quando a arrecadação foi de 12 bilhões de reais. O ICMS é responsável por 70 por cento das receitas do Estado. A verba vinda do IPVA responde por 21 por cento dos ganhos.

No começo do ano passado o governo fez um pacote de austeridade. Entre as medidas estava o aumento em 40 por cento no valor do IPVA. Segundo o presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB) não havia outro caminho a não ser fazer o ajuste fiscal.

Se comparados somente os dados de janeiro e fevereiro desse ano em comparação com os do mesmo período do ano passado, o Paraná é o estado do Brasil que teve o maior crescimento na receita, com 15,4 por cento.

Além do Paraná, somente Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Mato Grosso tiveram crescimento. Os outros estados tiveram queda na arrecadação. A média nacional foi um decréscimo de cinco por cento nos Estados. A expectativa do governo do Paraná é que até o fim de 2016 o arrecadado chegue a 41 bilhões de reais.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba