Giro nas Ruas dessa segunda é na Avenida Coronel Francisco H dos Santos

Francisco Herácito dos Santos nasceu em São João da Graciosa, região de Antonina, no litoral do Paraná, no dia 5 de dezembro de 1864. Ele foi casado com Maria Rosa de Araújo, neta do Barão de Campos Gerais.

Santos ficou conhecido com um dos precursores da indústria do mate na cidade de Antonina e fundador do engenho São Francisco. Junto com Barão do Cerro Azul, ele foi uma das pessoas que iniciou a exportação do mate para o Chile.

Em 1890, Francisco Herácito foi um dos primeiros comerciantes matriculados na Junta Comercial do Paraná com fábrica de beneficiamento da erva-mate em Curitiba, instalada na Rua Comendador Araújo. Ele ainda fundou e dirigiu por vários anos as famosas Indústrias Leal, Santos e Cia., do Rio Grande do Sul.

Aos 30 anos de idade, durante a Revolução Federalista, Francisco exerceu o cargo de Comissário de Polícia da Capital, nomeação assinada pelo Doutor Tertuliano Teixeira de Freitas, chefe de polícia do governo provisório.

Ele ainda organizou a defesa de Curitiba e recebeu a missão de parlamentar com Gumercindo Saraiva para evitar a entrada de mercenários que vinham para a capital roubar e desrespeitas as famílias curitibanas.

Francisco Heráclito dos Santos acabou exilado em Buenos Aires, capital argentina, até o fim da Revolução Federalista e retornou depois de anistiado. Ele morreu aos 95 anos de idade.

(Foto: reprodução/Google Street View)

A tradicional loja de flores na avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos existe desde 1985, mas se transformou no Café com Flores há cerca de três anos. O espaço tem um ambiente que mistura o aroma do café com o cheiro das flores e isso graças ao fato de os grãos serem moídos na hora.

Quem explica é o florista da loja, Felipe Nascimento.

Ele também fala sobre a intenção de a loja concentrar floricultura e café.

O forte da loja são os buquês – desde os mais básicos aos mais sofisticados. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das nove horas às 19 horas e, aos sábados, das nove horas às 18 horas.

(Foto: reprodução/Google Street View)

Faz três anos que a Airsoft Company está localizada em um hospital abandonado – o antigo Hospital São Carlos, na avenida Coronel Francisco Heráclito dos Santos.

Segundo Rafael Valentim, gerente do campo, o airsoft é um esporte que usa armamentos próximos aos reais e é um jogo de guerra que surgiu para atualizar a prática do paintball.

Na Airsoft, são dois os modos de jogo: o aberto e o fechado. Valentim explica que a modalidade aberta é disponibilizada duas vezes por semana. Já o tipo fechado exige o agendamento prévio de horário e uma quantidade mínima de participantes.

O estabelecimento conta com 25 mil metros quadrados e toda a estrutura e cenário de um hospital abandonado, com ambientes como o berçário e o centro cirúrgico, entre outros.

O funcionamento é de segunda a segunda-feira e mais informações estão disponíveis no site airsoftcompany.com.br.

(Foto: reprodução/Google Street View)

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*