Giro nas Ruas dessa segunda é na Avenida Presidente Kennedy

 Giro nas Ruas dessa segunda é na Avenida Presidente Kennedy

Foto: reprodução/Google Street View)

O Giro nas Ruas de hoje conta um pouco da história da Avenida Presidente Kennedy, que começa na Avenida República Argentina e se estende até a Avenida Marechal Floriano Peixoto.

Com quatro quilômetros de extensão, a avenida leva o nome do 35.º presidente dos Estados Unidos. John Fitzgerald Kennedy foi uma das personalidades que marcaram o século XX .

Eleito em 1960, é de Kennedy o trecho de um discurso que ficou conhecido mundialmente: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu país”. Em 1963, aos 43 anos, ele foi assassinado enquanto desfilava em carro aberto pelas ruas da cidade de Dallas, no Texas, em meio à campanha de reeleição.

A Avenida Presidente Kennedy em Curitiba começa na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Parolin, e termina na Avenida República Argentina, no bairro Portão.

O nosso giro passa hoje pela Avenida Presidente Kennedy, onde fica a Catedral Ucraniana de São João Batista, na altura do bairro Água Verde. Ela existe desde mil novecentos e cinquenta e seis (1956). Com mais onze templos, a catedral forma a comunidade de igrejas ucranianas católicas de Curitiba e região. A comunidade começou a se organizar em mil novecentos e quarenta e três (1943) para construir a catedral, o que só começou dez anos depois.

Foto: reprodução/Google Street View)

A maioria dos membros da comunidade de Curitiba é descendente de ucranianos, mas hoje já existem pessoas de outras etnias que se casaram com integrantes da comunidade e que frequentam as celebrações. Segundo o padre Joaquim Sedorowicz, os ritos religiosos ajudam a preservar os costumes ucranianos, especialmente o idioma.

Senhoras da comunidade se reúnem toda semana para manter outra tradição: o preparo de comidas típicas para serem vendidas no domingo na paróquia. De acordo com o padre Joaquim, alguns dos pratos também fazem parte do cardápio das festas da Páscoa, do Natal e de São João.

A Catedral Ucraniana de São João Batista fica na Avenida Presidente Kennedy, número 3.000. A igreja abre aos sábados a partir das cinco e meia e no domingo, das oito e às dez da manhã.

O Giro nas Ruas de hoje conta um pouco da história da Avenida Presidente Kennedy, que tem cerca de quatro quilômetros de extensão e corta os bairros Parolin, Rebouças, Água Verde, Guaíra e Portão. A avenida é um polo comercial da região, com estabelecimentos como restaurantes, mercados, igrejas e um shopping center.

Foto: reprodução/Google Street View)

O comércio divide espaço com uma área residencial tradicional de Curitiba. Um salão especializado no corte de cabelo de crianças está entre os estabelecimentos que movimentam o comércio de serviços e atendem os moradores da região.

Pensando na dificuldade de atender as crianças que não gostam ou não conseguem ficar quietinhas na hora de cortar cabelo, a rede Doutor Cabelo saiu do Uruguai e chegou ao Brasil.

Ela se mantém com profissionais especializados no corte de cabelo infantil, dos 3 meses aos 16 anos. De acordo com a cabeleireira Cristiane Anjos, o salão faz sucesso em Curitiba.

Além do salão da Avenida Presidente Kennedy, a rede tem mais salões em Curitiba.

Na loja que está localizada na Avenida Presidente Kennedy, são vários brinquedos, cadeiras em formato de cavalo e muitos sprays coloridos usados para distrair os pequenos clientes no momento do corte.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem