Giro nas Ruas dessa segunda é na Avenida Presidente Kennedy

O Giro nas Ruas de hoje conta um pouco da história da Avenida Presidente Kennedy, que começa na Avenida República Argentina e se estende até a Avenida Marechal Floriano Peixoto.

Com quatro quilômetros de extensão, a avenida leva o nome do 35.º presidente dos Estados Unidos. John Fitzgerald Kennedy foi uma das personalidades que marcaram o século XX .

Eleito em 1960, é de Kennedy o trecho de um discurso que ficou conhecido mundialmente: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você, pergunte o que você pode fazer por seu país”. Em 1963, aos 43 anos, ele foi assassinado enquanto desfilava em carro aberto pelas ruas da cidade de Dallas, no Texas, em meio à campanha de reeleição.

A Avenida Presidente Kennedy em Curitiba começa na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no Parolin, e termina na Avenida República Argentina, no bairro Portão.

O nosso giro passa hoje pela Avenida Presidente Kennedy, onde fica a Catedral Ucraniana de São João Batista, na altura do bairro Água Verde. Ela existe desde mil novecentos e cinquenta e seis (1956). Com mais onze templos, a catedral forma a comunidade de igrejas ucranianas católicas de Curitiba e região. A comunidade começou a se organizar em mil novecentos e quarenta e três (1943) para construir a catedral, o que só começou dez anos depois.

Foto: reprodução/Google Street View)

A maioria dos membros da comunidade de Curitiba é descendente de ucranianos, mas hoje já existem pessoas de outras etnias que se casaram com integrantes da comunidade e que frequentam as celebrações. Segundo o padre Joaquim Sedorowicz, os ritos religiosos ajudam a preservar os costumes ucranianos, especialmente o idioma.

Senhoras da comunidade se reúnem toda semana para manter outra tradição: o preparo de comidas típicas para serem vendidas no domingo na paróquia. De acordo com o padre Joaquim, alguns dos pratos também fazem parte do cardápio das festas da Páscoa, do Natal e de São João.

A Catedral Ucraniana de São João Batista fica na Avenida Presidente Kennedy, número 3.000. A igreja abre aos sábados a partir das cinco e meia e no domingo, das oito e às dez da manhã.

O Giro nas Ruas de hoje conta um pouco da história da Avenida Presidente Kennedy, que tem cerca de quatro quilômetros de extensão e corta os bairros Parolin, Rebouças, Água Verde, Guaíra e Portão. A avenida é um polo comercial da região, com estabelecimentos como restaurantes, mercados, igrejas e um shopping center.

Foto: reprodução/Google Street View)

O comércio divide espaço com uma área residencial tradicional de Curitiba. Um salão especializado no corte de cabelo de crianças está entre os estabelecimentos que movimentam o comércio de serviços e atendem os moradores da região.

Pensando na dificuldade de atender as crianças que não gostam ou não conseguem ficar quietinhas na hora de cortar cabelo, a rede Doutor Cabelo saiu do Uruguai e chegou ao Brasil.

Ela se mantém com profissionais especializados no corte de cabelo infantil, dos 3 meses aos 16 anos. De acordo com a cabeleireira Cristiane Anjos, o salão faz sucesso em Curitiba.

Além do salão da Avenida Presidente Kennedy, a rede tem mais salões em Curitiba.

Na loja que está localizada na Avenida Presidente Kennedy, são vários brinquedos, cadeiras em formato de cavalo e muitos sprays coloridos usados para distrair os pequenos clientes no momento do corte.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*