Giro nas Ruas dessa segunda é na Rua Alferes Ângelo Sampaio

 Giro nas Ruas dessa segunda é na Rua Alferes Ângelo Sampaio

(Foto: divulgação/Google Street View)

Ângelo Mendes de Almeida Sampaio nasceu em 1875 na cidade de Palmeira, nos campos gerais do Paraná. Ele ingressou na Escola Militar e fez parte da Revolta Armada, que foi um movimento de rebelião registrado no ano de 1893 contra o governo do presidente Floriano Peixoto. E lutou também na Guerra de Canudos – confronto entre um movimento popular e o Exército Brasileiro na Comunidade de Canudos, no interior do Estado da Bahia.

Ângelo Sampaio morreu em combate, aos 22 anos de idade. Em Curitiba, a rua que leva o nome do alferes tem cerca de três quilômetros de extensão. A via começa na Padre Agostinho, no bairro Mercês, e termina no cruzamento com a Avenida Água Verde.

(Foto: divulgação/Google Street View)

Curitiba é uma das principais capitais do país em volume de estabelecimentos de beleza. Dados mais recentes da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apontam que a cidade tem 10 mil empresas no setor e mais de 40 mil profissionais. A capital paranaense fica atrás apenas de São Paulo, que tem 20 mil estabelecimentos registrados, e do Rio de Janeiro, e isso principalmente por causa do maior número de habitantes.

O segmento é um dos que mais cresce no estado, o que coloca inúmeras empresas e profissionais daqui em destaque. Um exemplo é o salão Stylo Hair – um estabelecimento familiar e que aparece entre os mais importantes de Curitiba.

O espaço fica na esquina da rua Ângelo Sampaio com a Gutemberg, no bairro Batel, e funciona há 24 anos no mesmo ponto. E é fruto da paixão de quatro irmãos que deixaram Jaguapitã, no interior do Paraná, para fazer história na capital.

Quem explica é Ivaldo Lima, que atribui a inspiração ao pai, que sempre gostou de trabalhar com cabelos.

Marcos, Nilton e Pedro são os irmãos do empresário e também comandam o local. Em Curitiba há 42 anos, Ivaldo já criou raiz na cidade, e pelo caminho, fez amigos e clientes fieis que acompanham a carreira dele desde o início.

Ivaldo é também embaixador da L’Oréal no Brasil há 15 anos e já fez vários trabalhos fora do país.

A rua Ângelo Sampaio também guarda histórias que começaram bem longe das terras brasileiras. Desde o início da Guerra Civil na Síria, muitas pessoas migraram para o Brasil em busca de uma vida melhor. Segundo o relatório Refúgio em Números, do Ministério da Justiça, o Paraná é o terceiro estado que mais recebeu sírios. E um desses refugiados é Wael Al Zaeim.

(Foto: divulgação/Google Street View)

Nascido em Damasco, capital do país do Oriente Médio, ele é formado em Engenharia da Computação e desembarcou em São Paulo em 2015. Logo depois, ele se mudou para Curitiba e, por causa das dificuldades com a língua e com a burocracia para conseguir emprego, decidiu investir na gastronomia.

Hoje, ele é dono do restaurante Al Zaeim, que serve pratos típicos da Síria e funciona na rua Ângelo Sampaio.

O empresário garante que a comida servida no restaurante é preparada com os mesmos ingredientes e a mesma qualidade dos pratos servidos na Síria. O restaurante fica aberto de terça a domingo, das 11 horas às 23 horas.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem