Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Rua Chichorro Júnior

Foto: Divulgação / Jornal Cândido/Biblioteca Púbica do Paraná

Joaquim Procópio Pinto Chichorro Júnior nasceu em Antonina, no dia 20 de outubro de 1896. Atuou ativamente na política e é Patrono da cadeira de número 31 da Academia Paranaense de Letras. Estudou em São Paulo no Seminário Episcopal e depois na Faculdade de Direito do estado.

Chichorro Júnior ocupou cargos importantes na administração pública paranaense, destacando-se como procurador da Fazenda, secretário do Interior e Justiça e Instrução Pública e secretário das Finanças e do Comércio e Indústria. Enquanto ocupava os cargos públicos, ele dava aulas no Ginásio Paranaense e contribuía ativamente para Jornais da cidade. Além disso, ele publicou várias poesias e dois livros entre 1886 e 1889.

No bairro Cabral, a rua Chichorro Júnior corta importantes avenidas e é dividida em duas pelo terminal de ônibus da região.

Foto: Divulgação / Urbs

O Terminal do Cabral faz parte do primeiro eixo estrutural que planejou a disposição do Transporte Público de Curitiba. Antes, no mesmo lugar onde fica o terminal, um ponto de ônibus que fazia a ligação com outras linhas funcionava ali. Foi apenas em 1982 que a parada de ônibus passou a ser um terminal devido ao intenso fluxo de pessoas que desciam na então estação Cabral.

De acordo com a gestora de projetos da URBS, Olga Maria Prestes, o terminal é um dos mais movimentados da cidade.

Além do Inter 2, a linha Santa Cândida-Capão Raso também passa pelo terminal. E quem convive com a multidão e as histórias que de quem circula todos os dias pelos quatro corredores de ônibus é o cobrador Valdomiro. Ele cuida da entrada e saída dos passageiros há 15 anos e tem muito o que contar.

A responsável pela administração do Terminal do Cabral é a URBS, e qualquer reclamação ou sugestão sobre a infraestrutura deve ser reportada ao órgão pelo telefone 156.

A rua Chichorro Junior tem menos de um quilômetro de extensão ao todo e termina no muro do antigo presídio do Ahú. Quem fala sobre esse assunto é a aluna Karina Becker, do curso de Jornalismo da Universidade Positivo, parceiro da BandNews no quadro Giro nas Ruas.

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*