Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Rua Chichorro Júnior

Foto: Divulgação / Jornal Cândido/Biblioteca Púbica do Paraná

Joaquim Procópio Pinto Chichorro Júnior nasceu em Antonina, no dia 20 de outubro de 1896. Atuou ativamente na política e é Patrono da cadeira de número 31 da Academia Paranaense de Letras. Estudou em São Paulo no Seminário Episcopal e depois na Faculdade de Direito do estado.

Chichorro Júnior ocupou cargos importantes na administração pública paranaense, destacando-se como procurador da Fazenda, secretário do Interior e Justiça e Instrução Pública e secretário das Finanças e do Comércio e Indústria. Enquanto ocupava os cargos públicos, ele dava aulas no Ginásio Paranaense e contribuía ativamente para Jornais da cidade. Além disso, ele publicou várias poesias e dois livros entre 1886 e 1889.

No bairro Cabral, a rua Chichorro Júnior corta importantes avenidas e é dividida em duas pelo terminal de ônibus da região.

Foto: Divulgação / Urbs

O Terminal do Cabral faz parte do primeiro eixo estrutural que planejou a disposição do Transporte Público de Curitiba. Antes, no mesmo lugar onde fica o terminal, um ponto de ônibus que fazia a ligação com outras linhas funcionava ali. Foi apenas em 1982 que a parada de ônibus passou a ser um terminal devido ao intenso fluxo de pessoas que desciam na então estação Cabral.

De acordo com a gestora de projetos da URBS, Olga Maria Prestes, o terminal é um dos mais movimentados da cidade.

Além do Inter 2, a linha Santa Cândida-Capão Raso também passa pelo terminal. E quem convive com a multidão e as histórias que de quem circula todos os dias pelos quatro corredores de ônibus é o cobrador Valdomiro. Ele cuida da entrada e saída dos passageiros há 15 anos e tem muito o que contar.

A responsável pela administração do Terminal do Cabral é a URBS, e qualquer reclamação ou sugestão sobre a infraestrutura deve ser reportada ao órgão pelo telefone 156.

A rua Chichorro Junior tem menos de um quilômetro de extensão ao todo e termina no muro do antigo presídio do Ahú. Quem fala sobre esse assunto é a aluna Karina Becker, do curso de Jornalismo da Universidade Positivo, parceiro da BandNews no quadro Giro nas Ruas.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.