Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Rua desembargador Westphalen

Imagem / site Centro de Preservação da Memória do MPPR

Natural da cidade da Lapa, nos Campos Gerais, o desembargador Emygdio Westphalen começou a carreira como juiz municipal de Curitiba e foi deputado Provincial da Província do Paraná. Em de agosto de 1891 foi nomeado Desembargador do Tribunal de Apelação. Além de Jurista, Westphalen foi um jornalista que defendeu duramente a democracia no Brasil em textos publicados no jornal “Opinião Liberal”. Em Curitiba, a rua com nome difícil liga o centro da Cidade até o Parolin e foi a primeira via de Curitiba com sistema de água potável.

 

Museu de Arte Contemporânea do Paraná. (Foto: Kraw Penas)

Desde 1974 um casarão histórico cor de rosa em uma das esquinas da Rua Desembargador Westphalen abriga o Museu de Arte Contemporânea do Paraná. O Museu tem como objetivo promover ações educativas, servir como acervo para a pesquisa artística e incentivar a produção da arte contemporânea no estado. Hoje, quem visitar o MAC pode conferir uma exposição de telas de artistas brasileiros da época da ditadura, como conta a diretora Lenora Pedroso.

Além dessa exposição, uma série de fotos do artista de Antonina, Eduardo Nascimento sobre bicicletas e diversas ações educativas com escolas de Curitiba e região acontecem diariamente no Museu.

 

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.