Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Rua Doutor Faivre

Jean Maurice Faivre nasceu na França em 1795. Foi um médico e pesquisador que veio para o Brasil em 1826 para fundar a Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro que depois passou a ser a Academia Imperial de Medicina. Doutor Faivre foi o médico oficial de diversos membros da corte portuguesa, inclusive de uma das figuras mais importantes da Independência do país, José Bonifácio. O médico Francês viajou por todo o Brasil e estudou a fundo o poder de cura das águas termais do estado de Goiás. Após visitar várias províncias, fundou no interior do Paraná a Colônia Teresa Cristina, uma colônia agrícola nos moldes do socialismo antigo. Doutor Faivre morreu no Vale do Rio Ivaí na região de Prudentópolis em 1847. A Rua que homenageia o médico fica na região central de Curitiba, começa na altura do Colégio Estadual do Paraná, passa pela reitoria da Universidade Federal do Paraná e termina em frente a Rodoviária de Curitiba.

Imagem /Facebook Centro Cultural da Espanha

O Centro Cultural da Espanha é um verdadeiro pólo para o estudo da cultura hispânica em Curitiba. Além de uma escola de espanhol, o centro promove atividades abertas ao público sobre literatura, música, folclore, história e artes espanholas. Para a diretora, Raquel Belli, a ideia do Centro Cultural é difundir o conhecimento sobre os países que falam espanhóis e unir a comunidade latina de Curitiba.

O centro tem parceria com a prefeitura e promove mensalmente um Cineclube aberto ao público na cinemateca de Curitiba, além disso, o centro recebe jovens em situação vulnerável para terem aulas gratuitas de espanhol. O calendário com as exposições itinerantes e as atividades fixas está disponível na página do Facebook do Centro Cultural da Espanha.

Durante os anos 50, uma casa projetada pelo arquiteto Lolô Cornelsen para o casal Medoro e Nine Belotti foi tida como o símbolo do progresso da cidade de Curitiba. A casa é um marco Da arquitetura modernista no Brasil e quem passa pela Rua Doutor Faivre entre as ruas Marechal Deodoro e Benjamin Constant, pode observar o formato retangular, com janelas disposta em simetria e um vão livre que chama a atenção da vizinhança. Hoje um restaurante e padaria funciona no espaço da Residência Belotti, para Niels Pádua, cliente do restaurante Marbô desde a sua inauguração, a arquitetura é o que mais chama a atenção dos clientes.

Além do espaço gastronômico a casa é aberta para visitação e funciona diariamente das dez horas da manhã até as seis horas da tarde.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.