Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Rua Petit Carneiro

Foto: Divulgação/Google Maps

O Giro nas Ruas de hoje é na Rua Petit Carneiro, que fica entre a avenida Água verde e a rua Coronel Dulcídio, no bairro Água Verde. A via é o endereço de inúmeros condomínios residenciais e prédios e fica nas imediações da Arena da Baixada e do Clube Curitibano.

Abdon Petit Guimarães Carneiro nasceu em Paranaguá, no litoral paranaense, em 29 de outubro de 1876. Filho de Manoel Ricardo Carneiro e Délphica Guimarães Carneiro, ele sempre gostou de estudar, tanto que fez o curso de preparatórios em Curitiba e, em 1893 já estava matriculado na Academia de Medicina da Capital da República.

Petit Carneiro se formou médico em 1898 e voltou à cidade natal, onde se casou com Francisca Martins. Em 1900, participou com destaque da campanha de combate à epidemia de varíola que atingiu a região – trabalho que o levou à São Paulo um ano depois para atuar no Instituto Bacteriológico.

Na capital paulista, o paranaense se tornou um dos maiores colaboradores do médico Vital Brasil, como responsável pela preparação do soro curativo da peste negra. Nesse período, ele também ajudou na organização do Instituto Butantan, fundado inicialmente para combater a doença, e foi o primeiro a aplicar o soro elaborado pelo Butantan no município fluminense de Campos. O antídoto foi fabricado em parceria com os institutos Manguinhos e Pasteur e o teste comprovou a eficiência do fármaco.

De volta ao Paraná, em 1902, Petit Carneiro se instalou novamente em Paranaguá e assumiu, na mesma época, a direção do Hospital Municipal e do Serviço de Higiene Municipal. Três anos mais tarde, ele se mudou para Ponta Grossa, nos campos gerais, onde clinicou até o fim de 1910. E no ano seguinte se transferiu para Curitiba e ficou na capital até morrer, em fevereiro de 1940, aos 63 anos de idade.

Petit Carneiro também foi diretor do Hospital de Caridade de Paranaguá, diretor da caixa de aposentadoria e pensões dos Ferroviários em Curitiba, diretor da Instituição “Gota de Leite” e médico no “Hospital Nossa Senhora da Luz”. Além disso, foi um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná, onde lecionou por 28 anos. Em Curitiba, a rua que homenageia o paranaense ilustre fica no bairro Água Verde e tem pouco mais de um quilômetro de extensão.

 

Foto: Divulgação/Google Maps

É na rua Petit Carneiro que fica o Cross Kids, um estúdio funcional voltado à prática de atividades físicas por mães e filhos. Segundo a proprietária do estabelecimento, Bruna Bortoli , o principal objetivo do espaço é incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo.

Ela conta que um dos diferenciais do estabelecimento é estimular o exercício físico de forma divertida.

Outro aspecto que chama a atenção no Cross Kids é o trabalho com crianças que têm algum tipo de limitação, desde as que enfrentam problemas para acompanhar as demais até as que sofrem de autismo, por exemplo. São aulas individuais que permitem um contato mais próximo entre professor e aluno e um aproveitamento melhor. // O Cross Kids também oferece aulas de Muay Thai, musicalização para bebês, e a ideia é que as aulas possam ir além da atividade física.

Para frequentar o espaço o aluno precisa ter entre um a 14 anos de idade e as aulas são ministradas de segunda a sábado. O Cross Kids fica na rua Petit Carneiro, número 190, e mais informações estão disponíveis no site www.crosskidsbrasil.com.br.

 

A rua ainda conta com diversos estabelecimentos diferentes, como a Vida Livre, uma clínica veterinária que atende apenas animais selvagens e bichos de estimação incomuns. É um trabalho diferente e bastante necessário que faz toda a diferença na vida desses pets nada convencionais, segundo o médico veterinário Eduardo Felipe Koerbel , proprietário do espaço.

Apesar dos pacientes inusitados, o dia a dia da clínica é igual ao de qualquer outra. O que mais muda, nos atendimentos, é que os profissionais precisam tomar alguns cuidados extras.

A ideia de abrir a clínica surgiu em 1998, nos corredores do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná. De lá para cá, o projeto só cresceu e hoje é referência no atendimento aos pets que ficam fora do padrão.

A clínica veterinária Vida Livre fica na rua Petit Carneiro, número 77, atrás da Arena da Baixada. Os atendimentos por lá são apenas eletivos, ou seja, com hora marcada. Para saber mais ou agendar uma consulta, basta ligar para o telefone 3343-2871.

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*