Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Rua Rockefeller

Foto: Divulgação

Rockefeller é o nome de um industrial norte-americano que, ainda jovem, depois de uma formação escolar básica, se dedicou a profissão de contabilista. Aos 22 anos, ele adquiriu uma pequena empresa, com a qual passou a fazer parte do setor de refinação, transporte e venda de produtos petrolíferos.

Em 1863, Rockefeller fundou a primeira refinaria própria e, 16 anos depois, em 1879, a Standard Oil Company controlava 95% do mercado petrolífero. O norte-americano personificou o modelo de grande capitalista, com um estilo de vida puritano e investindo os lucros no meio artístico e científico.

Um dos netos de Rockefeller, John Rockefeller Junior, mandou construir o Rockefeller Center de Nova York. Outro neto, Nelson Rockefeller, foi governador de Nova York entre 1958 e 1974 e chegou à vice-presidência dos Estados Unidos. Ele ocupou o cargo de 1974 a 1976. Como o avô, Nelson Rockefeller continuou a tradição da família em relação às artes e fundou o Museu de Arte Primitiva e de Arte Moderna de Nova York.

Em Curitiba, a rua Rockefeller fica no bairro Rebouças e tem 11 quarteirões. E a via ainda cruza duas das mais importantes avenidas da capital: a Iguaçu e a Presidente Getúlio Vargas.

Foto – Anderson Tozato / site Câmara Municipal de Curitiba

Um dos ambulatórios do primeiro hospital de Curitiba fica na rua Rockefeller, no bairro Rebouças. A construção da instituição começou em 1869 e, em maio de 1880, o Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia da capital foi inaugurado pelo imperador Dom Pedro II. Inicialmente com 160 leitos, a instituição podia ser considerada de grande porte para a época e foi, por muitos anos, o único hospital de Curitiba. Em 1903, foi inaugurado o Hospício Nossa Senhora da Luz, que mais tarde teve o nome alterado para Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz. É o que explica a assistente pastoral da instituição, Claudete Gonçalves.

Em 1985, deu-se a criação da Fundação Santa Casa de Curitiba. Com mais de 280 médicos e 217 leitos atualmente, a Santa Casa de Misericórdia é o hospital-escola da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e defende a missão de valorizar e humanizar o atendimento aos pacientes.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.