Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Rua Senador Xavier da Silva

 Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Rua Senador Xavier da Silva

Foto: Divulgação / site Bar do Pudim

Francisco Xavier da Silva nasceu em Castro no dia 2 de abril de 1838. Foi quatro vezes governador do Paraná e senador pelo estado. Xavier da Silva era advogado e começou a sua carreira política como prefeito de Castro em 1877. Em 1892 ele foi eleito Presidente do Estado do Paraná e governou com mãos firmes a economia durante a Revolução Federalista. Reeleito quatro vezes, Xavier da Silva candidatou-se ao cargo de senador e se manteve no poder por 10 anos.

Foto: Jaelson Lucas / SMCS
Foto: Jaelson Lucas / SMCS

Em Curitiba, a Rua Senador Xavier da Silva é uma histórica ruela de paralelepípedos na região histórica do Centro Cívico. No alto da última quadra, a rua faz a transição da Rua Trajano Reis em Rua Nilo Peçanha na altura da famosa praça do Rendentor, mas conhecida como Praça do Skate ou Praça do Gaúcho.

Foto: Divulgação / Facebook Academia Cena Hum
Foto: Divulgação / Facebook Academia Cena Hum

Em uma das quadras de paralelepípedos da Rua Senador Xavier da Silva, uma das maiores escolas de teatro do Paraná funciona desde 2009. A Companhia de Teatro Cena Hum tem 420 alunos de 4 a 80 anos e ensina artes cênicas, canto, performance, circo , sapateado e dança contemporânea. A história da escola é mais antiga, desde 1995 o Cena Hum produz peças amadoras e profissionais na cidade. O diretor fundador da escola, George Sada, conta que o teatro situado dentro da companhia movimenta a cena teatral curitibana durante todo o ano.

A escola de artes cênicas, companhia e produtora de teatro fica no número 166 da Senador Xavier da Silva.

Foto: Divulgação / site Bar do Pudim
Foto: Divulgação / site Bar do Pudim

Ilustre ponto de encontro do escritor Paulo Leminski, O Bar do Pudim tem a entrada na Rua Senador Xavier da Silva. O bar funcionava anteriormente do outro lado da praça. Há 49 anos Bar do Pudim é conhecido pela simplicidade e aconchego mas diferente do que muitos pensam, o nome do bar não remete a nenhuma especialidade com a sobremesa, como conta a proprietária Dione.

Além da cerveja reconhecidamente gelada e do tradicional garçom Miltinho, o Bar do Pudim tem um ponto alto: a gastronomia.

O bar fica na Rua Xavier da Silva logo em frente a praça do Redentor. Ele funciona todos os dias das cinco da tarde até a meia-noite, e nos sábados o bar abre para o almoço.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.