Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Rua Visconde de Nácar

Manuel Antônio Guimarães foi um dos maiores comerciantes exportadores de erva mate da história do Paraná e dono da maior casa importadora do Estado. Nascido em Paranaguá em 15 de fevereiro de 1813, foi eleito vice-presidente da província do Paraná e, por duas vezes, exerceu o cargo “maior” da região, de 1873 a 1877. Antes disso, em 1876, ele recebeu o título de barão e, em 1886, de visconde, ficando conhecido como Visconde de Nácar.

O paranaense foi deputado geral em Paranaguá, deputado na Assembleia Provincial de São Paulo e, após a emancipação, na Assembleia Provincial do Paraná. Além de político e chefe do partido conservador, o Visconde de Nácar também recebeu o Hábito de Cristo, foi comendador, dignatário da Ordem da Rosa, cavaleiro imperial da Ordem do Cruzeiro, delegado de polícia, juiz municipal e comandante superior da Guarda Nacional.

O Visconde de Nácar morreu na cidade natal em 16 de agosto de 1893 e, em Curitiba, a avenida que leva o nome dele é uma importante via comercial que liga o bairro Mercês, a partir do cruzamento com a avenida Manuel Ribas, com a região central da cidade.

Foto: Divulgação / Urbs

A Rua 24 horas é um dos centros de comércio da avenida Visconde de Nácar e foi a primeira galeria aberta ao público 24 horas por dia do Brasil. Trata-se de um espaço coberto com opções de lazer, comércio e serviços com 116 metros de extensão. Segundo a responsável pela administração dos espaços comerciais da via, Regina Sorgenfrei, desde que foi inaugurada, no início dos anos 1990, a Rua 24 Horas já passou por diferentes formas de administração.

Construída com uma estrutura metálica tubular em forma de arcos e cobertura de vidro, a galeria tem um relógio em cada entrada e hoje funciona de segunda a sábado até às 23 horas (onze horas da noite).

Imagem reprodução Facebook

Veg Veg é um empório vegano instalado na avenida Visconde de Nácar, entre as alamedas Júlia da Costa e Princesa Isabel. O Veg Veg não comercializa produtos com ingredientes de origem animal ou cuja fabricação tenha contado com exploração animal.

O empório é especializado em descobrir delícias veganas, e hoje são mais de 300 produtos disponíveis nas lojas física e virtual. E a ideia de abrir o negócio veio de uma lacuna que os próprios donos perceberam e decidiram preencher. O empório Vegano Veg Veg funciona no número 655 da avenida Visconde de Nácar, no bairro Mercês, e fica aberto de segunda à sábado das 11 horas até às 20 horas (oito horas da noite). Para saber mais, basta acessar: vegveg.com.br.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.