Giro nas Ruas dessa semana é na Avenida Anita Garibaldi

 Giro nas Ruas dessa semana é na Avenida Anita Garibaldi

Foto: Reprodução/Google Maps

 

Foto: Reprodução/Google Maps

O Giro nas Ruas de hoje é na grande Avenida Anita Garibaldi e os quase oito quilômetros de extensão que ela tem. A via corta seis bairros de Curitiba: o Cachoreira, Barreirinha, São Lourenço, Boa Vista, Ahú e Juvevê e, no caminho, é o endereço do Parque Barreirinha, de diversos comércios e residências e de muitas curiosidades.

Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, conhecida como Anita Garibaldi, nasceu na cidade de Laguna, em Santa Catarina, em 1821. Criada em uma família humilde, ela seguiu os padrões da época e se casou aos 14 anos de idade com Manuel Duarte de Aguiar.

Em 1837, com o desenvolvimento da Revolução Farroupilha, Ana Maria conheceu o revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi, um dos líderes do movimento, e acabou se apaixonando. Anita resolveu então abandonar o casamento infeliz para ficar ao lado do italiano e, consequentemente, fazer história com o nome de Anita Garibaldi.

A catarinense e Giuseppe se casaram em 1842 e os dois se tornaram companheiros em batalhas. A mulher é até hoje considerada uma heroína brasileira pelas participações nas guerras do Brasil e Itália, além da atuação na Revolução Farroupilha, na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na qual lutou pela libertação da Itália.

Anita e Giuseppe tiveram três filhos, mas ela morreu jovem, aos 28 anos de idade, em 1849, vítima de febre tifoide durante uma batalha em Roma. O casal é lembrado em diversos monumentos espalhados pelo Brasil e até fora do país, na Colina de Gianicolo. Em Curitiba, a Avenida Anita Garibaldi é mais uma homenagem que marca a trajetória dessa valente catarinense.

Foto: Reprodução/Google Maps

 

O escotismo é um movimento educacional cuja base é o espírito de equipe e o método escoteiro. O ensinamento mais importante desse tipo de iniciativa, voltada a jovens com idades entre sete e 18 anos, é o de aprender fazendo. O chefe da tropa escoteira do Grupo Baden Powell, Marius Matias, conta como os participantes são divididos no movimento.

Ainda de acordo com Matias, os escoteiros têm lemas tanto para aumentar o aprendizado quando para “estar sempre alerta”.

Os adultos também podem participar do movimento como diretores ou chefes de tropas. No grupo escoteiro são realizadas atividades dentro e fora da sede.

O Grupo Escoteiro Baden Powell foi fundado em 1983 e promove atividades todos os sábados, das 14h30 às 17h30. A sede fica no prédio da Guarda Mirim, na avenida Anita Garibaldi, número 2.394.

Foi com o incentivo dos clientes que a família Grubba decidiu abrir uma loja de doces, chocolates e presentes na avenida Anita Garibaldi. Os Grubba atuam no ramo de panificação há 15 anos e a Berloques Chocolatier já tem 10 anos no mercado. Por lá, o público dispõe de diferentes tipos de chocolates, desde o chocolate ao leite, o belga, alfajores, biscoitos, as variações diet e sem lactose… tudo para agradar a todos os gostos, segundo Agatha Cristine Grubba.

Agatha conta que, na loja, um dos focos principais é a área de presentes.

A loja fica no número 1889 da avenida Avenita Garibaldi e tem um espaço para cafés. O estabelecimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 18h30 e, aos sábados, das 10 horas às 14 horas.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem