Giro nas Ruas dessa semana é na Rua Machado de Assis

(Foto: Reprodução/ Google Street View)

Capitu traiu ou não Bentinho? Quais são as memórias Póstumas de Brás Cubas? Você, provavelmente, já ouviu falar sobre essas questões que envolvem livros muito conhecidos.

O autor de todos eles é Joaquim Maria Machado de Assis. Ele nasceu no dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, e foi um dos maiores nomes da literatura brasileira. Machado foi um dos criadores da Academia Brasileira de Letras e o primeiro presidente do grupo.

Ele escreveu em praticamente todos os gêneros literários, indo do romance a poesia e da crônica aos folhetins. Em 1855, Machado publicou o primeiro poema, intitulado “Ela”. Quase 20 anos depois, publica “Ressureição”, seu primeiro romance. A partir daí, as publicações não pararam mais.

Entre as principais obras estão “Dom Casmuro”, “O Alienista”, “Quincas Borba”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, entre outros. Machado de Assis também assumiu diversos cargos no governo, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas. Ele morreu no dia 29 de setembro, aos 69 anos da idade, no Rio de Janeiro.

É no número 526, da Rua Machado de Assis, que fica o Fada Formiga, uma confeitaria que divide o espaço com um ateliê para noivas. As irmãs Ana Paula, Luciana e Elizabeth Adamowicz decidiram abrir o próprio negócio juntas. Ana Paula conta que os pais foram os responsáveis por introduzir as irmãs no mundo da confeitaria.

As irmãs se formaram em cursos bem distantes da confeitaria, como matemática, direito e engenharia civil. Abrir o negócio em família foi a realização de um sonho antigo. No entanto, para manter o sucesso do empreendimento, Ana Paula destaca que é necessário separar o negócio da relação em família.

As especialidades do Fada Formiga são inspiradas em receitas caseiras e de família.

O horário de funcionamento do Fada Formiga é de segunda-feira a sábado, do meio-dia e meia às sete da noite e, aos domingos, da 1h às 6h da tarde.

(Foto: Reprodução/ Google Street View)

A Miscelânia é um espaço coworking, que une a proposta de bazar e também de um café. O estabelecimento fica na Rua Machado de Assis, número 722. A proprietária Ane Micheli Branco conta abriu o negócio com a ideia de transformar o local em um espaço de convívio.

O diferencial do espaço é que tudo é feito com parcerias, desde a loja colaborativa até o café.

A Miscelânia funciona de segunda a sexta-feira, das 2h da tarde às 8h noite e, aos sábados, das 11h da manhã até 6h da tarde.

 

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*