Giro nas Ruas dessa semana é na Rua Nilo Peçanha

Foto: Reprodução/Google Maps

O Giro das Ruas de hoje é na Rua Nilo Peçanha, que tem quatro quilômetros e meio de extensão e que se estende pelos bairros Pilarzinho e São Francisco. A via começa nas imediações da Ópera de Arame vai até a esquina da rua Senador Xavier da Silva, onde se torna rua Trajano Reis.

Filho de agricultores, Nilo Procópio Peçanha nasceu no dia 2 de outubro de 1867 em Campos, no Rio de Janeiro. Ele cursou o primeiro grau, antigo ensino fundamental, na cidade natal, completou os estudos da capital fluminense e se formou em direito pela Faculdade do Direito do Recife, em Pernambuco.

Nilo Peçanha foi eleito presidente do Estado do Rio de Janeiro em 1903, e em 1906, um ano e meio antes de terminar o mandato como chefe do Executivo estadual fluminense, foi eleito vice-presidente do Brasil na chapa de Affonso Pena. Com a morte do presidente em 1909, ele assumiu o posto aos 41 anos de idade.

O governo de Nilo Peçanha durou cerca de um ano e meio e foi marcado pela disputa entre São Paulo e Minas Gerais pelo poder do país, chamada política “café com leite”. Nesse período, o político restaurou o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio e incentivou a policultura, com o objetivo de diminuir a dependência econômica do país. Ele também assinou a primeira Legislação Nacional de Trânsito brasileira, criou o serviço de proteção ao indício, sob direção de Cândido Rondon, e administrou a questão sucessória com o lema “Paz e Amor”, concluindo o mandato em 1910, substituído por Hermes da Fonseca.

Na sequência, Nilo Peçanha viajou pela Europa e ficou um tempo afastado da política. Em 1912, de volta ao Brasil e à carreira, ele se elegeu senador pelo Rio de Janeiro; dois anos mais tarde foi eleito novamente chefe do Executivo fluminense e ficou no cargo até 1917, quando foi nomeado Ministro das Relações Exteriores do Brasil.

Em 1921, o político voltou a disputar as eleições para a presidência do país como candidato da “Chapa Reação Republicana”, mas acabou derrotado. Ele então se afastou definitivamente da cena política brasileira e faleceu no ano de 1924.

 No número 99 da rua Nilo Peçanha funciona a New England Hamburgueria. O estabelecimento apresenta um espaço todo voltado ao mundo do futebol americano e isso devido à paixão dos sócios por esse esporte. É tanto amor pela modalidade que um dos donos, o empresário Arthur Alessi, conta que o cardápio principal da hamburgueria traz pratos que levam nomes de times locais e dos Estados Unidos.

Para Alessi, mais do que um estabelecimento voltado à culinária, a hamburgueria é um espaço onde o cliente tem a oportunidade de desfrutar de uma experiência gastronômica completa. E isso além de transmissões de partidas de futebol americano, baseball, do Campeonato Brasileiro, Inglês e várias outras disputas.

A boa notícia para quem gosta de hambúrguer, mas não quer ou não pode gastar, é que, na New England, sempre dá para comer bem sem sentir muito no bolso.

Para o ano de 2018, a equipe da New England tem planos de expandir a marca com franquias e mais eventos. O estabelecimento fica aberto de quarta a segunda-feira, das 18 horas às 23 horas ou até o fim de alguma partida que esteja sendo transmitida.

Foto: Reprodução/Google Maps

 O Curitiba Backpackers Hostel existe há quase sete anos e é uma espécie de hotel com preço mais acessível que mistura acomodação e cultura. Pessoas do mundo todo já estiveram por lá.

De acordo com Junior Ventura, sócio e gerente do estabelecimento, o local tem capacidade para alojar 77 hóspedes ao mesmo tempo, em diferentes estilos de quartos.

Um dos diferenciais do Backpackers é o lado cultural, com a presença constante de artistas e bandas.

Ventura conta que o local tem clientes de diferentes partes do mundo, inclusive os locais mais distantes e exóticos.

O BackPackers Hostel fica na rua Nilo Peçanha, número 243. O espaço funciona todos os dias o dia todo, e é possível encontrar mais informações sobre eventos e hospedagem no facebook.com/backpackerscuritiba.

No final da Rua Nilo Peçanha, outro ponto que chama a atenção é a Praça do Redentor, famosa Praça do Gaúcho, onde muitas pessoas se reúnem para aproveitar o dia e andar de skate.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*