Giro nas Ruas dessa semana é na Rua Trajano Reis

Foto: Reprodução/Google Maps

O Giro nas Ruas é na Trajano Reis, que fica no bairro São Francisco. A via possui cerca de setecentos e cinquenta metros de extensão e tem início na Rua Nilo Peçanha até se transformar na Avenida Jaime Reis.

Trajano Joaquim Reis nasceu no dia primeiro de março de 1852, na cidade de São Felix, Bahia. Ele se formou na faculdade de Medicina de Salvador em dezembro de 1875. No ano seguinte, Trajano Reis foi nomeado pelo Imperador Dom Pedro II como cirurgião do Corpo de Saúde do Exército.Ele foi transferido para atuar em Curitiba.

Trajano Reis ficou conhecido como o “médico dos pobres” por atender gratuitamente e até fornecer medicamentos para a população carente. Além disso, ele se destacou na carreira política como deputado estadual, presidente da Câmara Municipal e do Congresso Estadual, vereador, inspetor geral de Higiene, entre outros cargos. Um dos principais projetos de autoria de Trajano Reis foi a instalação da iluminação pública na capital paranaense.

O médico e político faleceu em Curitiba no dia 12 de agosto de 1918. A rua onde ele viveu recebeu o nome dele.

Um dos estabelecimentos que tem sede na Rua Trajano Reis é o Bacon Bar, que fica no número 369. A proposta é trazer um ambiente descontraído para os clientes. As mesas se estendem até a calçada. De acordo com um dos sócios do estabelecimento, Rafael Lopes, é essa praticidade que atrai os clientes.

O lanche mais pedido da casa é o famoso pão com bolinho de linguiça Blumenau. O sócio conta que foram feitas várias tentativas até chegar na receita final.

O estabelecimento vende ainda chopp’s, sanduíche de pernil e outros lanches. O Bacon Bar abre às quintas das sete da noite até a meia noite e às sextas e aos sábados das oito da noite até as duas horas da madrugada.

Outro estabelecimento que fica da Rua Trajano Reis, número 389, é o Brooklyn Coffee Shop. O espaço foi inspirado em um dos distritos dos Estados Unidos. E não é por acaso. Depois de passarem 19 anos naquele País, os proprietários decidiram vir à Curitiba e abrir o café especialista em culinária norte-americana e com preço um pouco mais acessível. Assim nasceu O Brooklyn Café. O então gerente Sandro Soldati conta que o local já possui sete anos e o grande diferencial é o ambiente.

De acordo com Soldati, as diferentes opções do cardápio e a qualidade atraem os clientes.

O horário de funcionamento do Brooklyn Café é de segunda a quarta-feira das 11h da manhã às 11h da noite, com horários diferenciados às quintas-feiras e domingos, das 10h da manhã à meia-noite e às sextas e aos sábados das 10h da manhã à 1h da madrugada. Além do estabelecimento na Rua Trajano Reis, o Brooklyn Café também tem uma unidade em Orlando, nos Estados Unidos.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*