Giro nas Ruas desta segunda-feira é na Avenida Presidente Getúlio Vargas

Localizada em uma região nobre de Curitiba, entre os bairros Rebouças e Água Verde e passando pelo Centro e o Batel, a Avenida Presidente Getúlio Vargas é uma das mais importantes da cidade. A via integra o chamado “Trinário Leste-Oeste”, que é composto ainda pelas avenidas Silva e Iguaçu e que liga os dois extremos da cidade. Na Getúlio Vargas é onde estão localizadas ainda duas grandes praças: a Ouvidor Pardinho e a Afonso Botelho, que fica em frente à Arena da Baixada – o estádio do Clube Atlético Paranaense que vem se firmando como um relevante espaço de eventos do município.

O nome da avenida é uma homenagem à Getúlio Dornelles Vargas, gaúcho de São Borja formado em Direito que foi um grande nome da política brasileira. Eleito pela primeira vez em 1907, ele foi Deputado Estadual, Federal e líder da bancada gaúcha entre 1923 e 1926. Depois ele foi nomeado ministro da Fazenda na gestão de Washington Luiz, Presidente de Estado do Rio Grande do Sul e, em 1929, candidatou-se à Presidência da República na chapa oposicionista da Aliança Liberal.

A atuação dele na política foi marcada ainda pela estruturação do Estado Novo, a criação do Ministério do Trabalho, e por ter sido eleito presidente do país em 1934. Foi ele também quem outorgou a então nova Constituição, que conferia a ele o controle dos poderes Legislativo e Judiciário, o que o ajudou a ser novamente eleito para o cargo de Chefe do Executivo Nacional em 1950.

O segundo governo dele teve como principais feitos a retomada da orientação nacionalista, a criação da Petrobras e a progressiva radicalização da política. Pressionado pelas Forças Armadas, no entanto, quando se viu diante da emitente renúncia ou deposição, Getúlio Vargas se matou com um tiro no coração. Ele deixou uma carta-testamento acusando os inimigos da nação de serem os responsáveis pela morte dele.

A avenida Presidente Getúlio Vargas, além de integrar o chamado “Trinário Leste-Oeste”, também pode ser considerada um polo educacional na cidade. Isso porque em um trecho de apenas 500 metros, entre as ruas Lamenha Lins e Desembargador Westphalen, há três instituições de ensino. A mais antiga delas é a Faculdade Opet e, no Campus Rebouças, a instituição oferece vários cursos de bacharelado. Quem explica é a diretora de Ensino Superior, Andréia Caldani.

A diretora também conta que os alunos da instituição realizam atendimentos à comunidade e à população em geral. Um exemplo são os procedimentos feitos pelos estudantes do curso de estética.

Para saber mais do grupo OPET, basta acessar o site opet.com.br.

O o trecho da avenida Presidente Getúlio Vargas no bairro Água Verde o que chama a atenção é o chamado “Corredor de Automóveis”. Trata-se de do intervalo entre o cruzamento com a avenida Arthur Bernardes até a Mário Tourinho, onde há uma grande concentração de estabelecimentos que comercializam carros importados e fazem a alegria dos apreciadores. Uma dessas lojas é a Euro Import, especializada nos modelos da BMW no Brasil. O diretor da loja, Ricardo da Cunha Pereira, é quem fala sobre a trajetória da empresa que foi a primeira do país a oferecer os Mini Coopers.

Outro destaque da loja é a venda de veículos elétricos. O espaço é um dos poucos que comercializam esse tipo de carro.

A loja fica no nº 439 da avenida Presidente Getúlio Vargas. E, para saber mais, é só entrar no site euroimport.com.br.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.