Giro nas Ruas desta segunda-feira é na Avenida Sete de Setembro

O Giro nas Ruas desta segunda-feira desembarca no Centro da cidade e vai contar um pouco da história de uma das mais importantes avenidas de Curitiba. É a Avenida Sete de Setembro, que em seis quilômetros inicia seu trecho no cruzamento com a Ubaldino do Amaral e termina na Praça Pedro Gasparello, ou simplesmente o Chafariz dos Anjos, no Seminário. A via corta ainda os bairros Rebouças, Centro, Água Verde e Batel. A Sete de Setembro foi construída no final do século XIX (19), quando na região foi implantada a Estação da Estrada de Ferro, que por muito tempo foi trilho dos trens de carga que movimentavam a vida de Curitiba.

O solo que homenageia a data em que o Brasil se tornou um país independente de Portugal abrigou importantes construções, e também vivenciou fatos históricos da capital, como por exemplo, os alagamentos do Rio Ivo, que hoje corta o Centro por debaixo dos nossos pés. A Sete de Setembro também já abrigou diversos batalhões do exército, no espaço onde hoje é o Shopping Curitiba e na região do Água Verde foi sede das Indústrias Todeschini. Vamos conosco conhecer ainda mais os lugares importantes da região.

Na altura do 1865, no Rebouças, está uma imponente construção, conhecida por muitos curitibanos e parada obrigatória aos turistas. É o Mercado Municipal de Curitiba. Ele foi inaugurado em 1952 e é o principal ponto de compras na capital. Lá o consumidor encontra bancas de hortifrúti, bebidas, queijos, ervas medicinais, especiarias, carnes e pescados e uma extensa variedade de produtos, inclusive exóticos. Segundo o gerente da unidade de mercados da Prefeitura. Júlio César, o Mercado Municipal de Curitiba também e o único do país a ter uma sessão exclusiva de produtos orgânicos.

Foto: Levy Ferreira / SMCS / Mercado Municipal de Curitiba
Foto: Levy Ferreira / SMCS / Mercado Municipal de Curitiba

Apesar de já ter uma grande variedade de produtos e um espaço agradável aos clientes, de acordo com o Júlio César, o Mercado Municipal desde sempre buscou inovar.

O Mercado Municipal abre todos os dias das 07 da manhã até às 6 da tarde, porém na segunda-feira, nem todas as lojas funcionam. E nos domingos o atendimento é das 7 da manhã até a uma da tarde.

No coração de Curitiba, bem em frente da Praça Eufrásio Correia, está o Shopping Estação. No prédio que hoje abriga o centro comercial, funcionava a estação ferroviária, que no século XIX (19) impulsionou a Avenida Sete de Setembro. O shopping é o único do país a abrigar um museu. O local preserva a história da ferrovia paranaense, e expõe peças históricas que faziam funcionar a antiga Estação Ferroviária, que operou entre os anos de 1890 a 1985. E é daí que vem o nome do shopping. De acordo com Larissa Pereira, coordenadora de Marketing, a  a localização privilegiada é um chamariz para turistas e contribui para o grande fluxo de pessoas no Estação.

Foto: Divulgação / Shopping Estação
Foto: Divulgação / Shopping Estação

Quem visita o museu ferroviário também pode aproveitar diversas operações dentro do Shopping Estação. Até mesmo um passeio de trem no meio das lojas.

O Museu Ferroviário fica aberto das 10 da manhã até às 7 horas da noite.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Curitiba / Museu Ferroviário de Curitiba
Foto: Divulgação / Prefeitura de Curitiba / Museu Ferroviário de Curitiba
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.