Giro nas Ruas desta segunda-feira é na Rua Presidente Faria

Foto: reprodução/Google Street View
Foto: reprodução/Google Street View

O Giro nas Ruas desta segunda-feira é na Rua Presidente Faria, na região central de Curitiba. Vamos conhecer mais sobre a história da via com Guilherme Grandi.

A Associação de Capoeira Angola Dobrada (ACAD) é um dos estabelecimentos da Rua Presidente Faria. Fundada em 1992 na Alemanha, a Associação de Capoeira chegou a Curitiba em 2000. Com sede em várias cidades da Europa e aqui no Brasil, a ACAD atende cerca de 50 alunos na Presidente Faria com aulas de capoeira e também cursos para fabricar os instrumentos musicais. O contra-mestre Wellington Márcio dos Santos, explica que a Associação de Capoeira Angola Dobrada leva esse nome pois tem o intuito de manter os rituais da Capoeira Angola.

Além das aulas, os alunos fazem rodas de capoeira ao ar livre. O contra-mestre afirma que esta é uma forma de divulgar essa expressão cultural brasileira.

A Associação de Capoeira Angola Dobrada oferece aulas de segunda a sábado. Em setembro, a associação fará um grande evento em comemoração aos 15 anos de existência. Mais informações são encontradas no site www.acadcuritiba.blogspot.com.br.

Na esquina entre a Rua XV de Novembro e a Presidente Faria está a Associação Comercial do Paraná (ACP). Fundada em 1890 pelo Barão do Serro Azul, a ACP faz representação institucional e prestação de serviços para quase 30 mil associados. O vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara, conta que a ACP está intimamente ligada à história do Paraná.

A ACP foi também uma das primeiras associações de comércio do Brasil.

O vice-presidente afirma que as ações da associação buscam suprir a demanda dos associados.

Esta semana, nos dias 29 e 30 a ACP promove um evento no Capão Raso, que faz parte das ações nos bairros. Os consumidores poderão consultar dados pessoais no banco de dados Seproc/SCPC para de verificar eventuais pendências. O atendimento será feito em frente ao Shopping Popular, na Av. República Argentina, 5259.

Também na Rua Presidente Faria, está a Bicicletaria Cultural. Uma das sócias do local, Patrícia Valverde, conta um pouco sobre os cursos que oferecem e sobre encontros que promovem. Confira na íntegra a entrevista.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.