Giro nas Ruas desta segunda-feira é na Travessa Nestor de Castro

O Giro nas ruas hoje é na Rua Travessa Nestor de Castro. Vamos conhecer um pouco mais sobre a história desta via, com Guilherme Grandi.

Foto: reprodução/Google Street View
Foto: reprodução/Google Street View

Na Travessa Nestor de Castro encontramos a histórica galeria subterrânea Júlio Moreira. Fundada no final dos anos 60, a galeria liga a Praça Tiradentes ao setor histórico do Largo da Ordem e é conhecida por ser palco de eventos culturais. Segundo a historiadora e professora do Colégio Estadual do Paraná (CEP), Cleusa Fuckner, a galeria desde o início deu destaque as atividades culturais.

A galeria surgiu em um importante momento na região, que passava por um processo de urbanização, como explica a historiadora.

Hoje, a galeria continua sendo um reduto de artes contemporâneas. A última reforma foi feita em 2008 quando a galeria, que era administrada pela URBS, inaugurou uma nova gestão com a Fundação Cultural e o Teatro Universitário de Curitiba. O espaço, em meio a construções antigas, é palco de apresentações culturais e ponto de encontro de muitos curitibanos.

Dentro da Galeria Júlio Moreira, na Travessa Nestor de Castro, encontramos o Clube de Xadrez Erbo Stenzel. O clube existe há mais de trinta anos e funcionou em diversos pontos de Curitiba até chegar na Galeria Júlio Moreira, em 2010. Ele é mantido pela Fundação Cultural de Curitiba. O coordenador do Clube de Xadrez, Wilson da Silva, conta que o espaço é destinado àqueles que querem aprender e também aos que gostam de praticar o jogo de tabuleiro.

O Clube também oferece palestras e cursos para as pessoas que queiram aprimorar os conhecimentos no xadrez. O coordenador explica que o objetivo é oferecer uma programação diversificada.

 

As palestras dos próximos domingos serão sobre os campeões mundiais de xadrez. A programação completa do Clube de Xadrez está no guia cultural da Fundação Cultural ou pelo site www.wilsondasilva.com.br. No site estão dicas de xadrez e também informações sobre o livro que vai ser lançado pelo próprio coordenador do clube sobre o jogo de tabuleiro. O Clube de Xadrez funciona de segunda a sexta feira das 9h às 20h e aos domingos das 9h às 13h. As palestras aos domingos acontecem às 10h da manhã.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.