Giro nas Ruas desta segunda-feira é na Travessa Nestor de Castro

O Giro nas ruas hoje é na Rua Travessa Nestor de Castro. Vamos conhecer um pouco mais sobre a história desta via, com Guilherme Grandi.

Foto: reprodução/Google Street View

Foto: reprodução/Google Street View

Na Travessa Nestor de Castro encontramos a histórica galeria subterrânea Júlio Moreira. Fundada no final dos anos 60, a galeria liga a Praça Tiradentes ao setor histórico do Largo da Ordem e é conhecida por ser palco de eventos culturais. Segundo a historiadora e professora do Colégio Estadual do Paraná (CEP), Cleusa Fuckner, a galeria desde o início deu destaque as atividades culturais.

A galeria surgiu em um importante momento na região, que passava por um processo de urbanização, como explica a historiadora.

Hoje, a galeria continua sendo um reduto de artes contemporâneas. A última reforma foi feita em 2008 quando a galeria, que era administrada pela URBS, inaugurou uma nova gestão com a Fundação Cultural e o Teatro Universitário de Curitiba. O espaço, em meio a construções antigas, é palco de apresentações culturais e ponto de encontro de muitos curitibanos.

Dentro da Galeria Júlio Moreira, na Travessa Nestor de Castro, encontramos o Clube de Xadrez Erbo Stenzel. O clube existe há mais de trinta anos e funcionou em diversos pontos de Curitiba até chegar na Galeria Júlio Moreira, em 2010. Ele é mantido pela Fundação Cultural de Curitiba. O coordenador do Clube de Xadrez, Wilson da Silva, conta que o espaço é destinado àqueles que querem aprender e também aos que gostam de praticar o jogo de tabuleiro.

O Clube também oferece palestras e cursos para as pessoas que queiram aprimorar os conhecimentos no xadrez. O coordenador explica que o objetivo é oferecer uma programação diversificada.

 

As palestras dos próximos domingos serão sobre os campeões mundiais de xadrez. A programação completa do Clube de Xadrez está no guia cultural da Fundação Cultural ou pelo site www.wilsondasilva.com.br. No site estão dicas de xadrez e também informações sobre o livro que vai ser lançado pelo próprio coordenador do clube sobre o jogo de tabuleiro. O Clube de Xadrez funciona de segunda a sexta feira das 9h às 20h e aos domingos das 9h às 13h. As palestras aos domingos acontecem às 10h da manhã.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*