Política

Gleisi rebate acusações da PF e se diz vítima de perseguições

 Gleisi rebate acusações da PF e se diz vítima de perseguições

(Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

(Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

A senadora paranaense Gleisi Hoffmann (PT) se diz vítima de calúnias e de uma perseguição político-judicial-midiática. A declaração é uma resposta ao resultado do inquérito da Polícia Federal que aponta que ela teria recebido aproximadamente R$ 1 milhão em propina. A apuração tem relação com a Operação Custo Brasil – desdobramento da Lava Jato em São Paulo – que tem como alvo supostas fraudes em um convênio que permitiu a servidores públicos federais tomar empréstimos bancários consignados.

De acordo com o relatório final da Polícia Federal, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores teria sido beneficiada no esquema de corrupção e recebido recursos ilegais da Consist. A empresa administrava o software usado para conceder créditos aos servidores públicos e é suspeita de ter repassado R$ 100 milhões desviados do contrato firmado com o governo federal a políticos e ao PT. O processo corre em segredo de Justiça, mas foi vazado à imprensa nesta semana. Segundo a PF, o esquema teria ocorrido no período em que Paulo Bernardo, marido de Gleisi, era ministro do Planejamento. Ele ocupou o cargo entre os anos de 2005 e 2011.

De acordo com a Polícia Federal, cinco repasses irregulares supostamente destinados à senadora podem ser enquadrados nos crimes de corrupção, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Todos esses pagamentos teriam sido efetuados por meio de um escritório de advocacia que prestou serviços para a senadora e para o marido dela.

O relatório final da investigação é assinado pelo delegado Ricardo Hiroshi Ishida e foi enviado no mês de março ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Em nota publicada nas redes sociais, a senadora afirma que nunca teve contas pagas por terceiros nem recebeu dinheiro ilegal para ela mesma ou para campanhas eleitorais. Diz o texto: “a investigação se arrasta há dois anos e meio e não concluiu nada, a julgar pelas insinuações levianas, que remetem a terceiros, ao invés de sustentar acusações concretas. Não há qualquer fato ou prova que possa levar a isso”.

Paulo Bernardo chegou a ser preso quando a Custo Brasil foi deflagrada, em 23 de junho de 2016, mas foi solto seis dias depois por ordem do ministro do STF Dias Toffoli. O contrato investigado pela Polícia Federal não envolve diretamente a Consist. A autorização para descontos de empréstimo em folha de pagamento foi garantida por um termo firmado entre o Ministério do Planejamento, a Associação Brasileira de Bancos e o Sindicato Nacional das Entidades Abertas de Previdência Complementar.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia