Governo do Paraná amplia áreas protegidas em 10,7 mil hectares

Foto: Arnaldo Alves /ANPr

10 mil e 700 hectares em Unidades de Proteção Ambiental foram incorporadas no Paraná desde 2011. No total, foram criadas 26 unidades de Conservação de diferentes categorias e outras cinco foram ampliadas, recategorizadas ou regularizadas. Os dados são do Instituto Ambiental do Paraná, o IAP. Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcellos, o maior ato de proteção ocorreu em junho desse ano, quando dois decretos ampliaram em 4 mil e 650 hectares a área de proteção ambiental da Mata Atlântica em Paranaguá, no Litoral.

Um dos decretos aumentou a área da Estação Ecológica Guaraguaçu em 3 mil e 390 hectares. O outro decreto criou o Parque Estadual do Palmito, antes classificado como floresta estadual e que permitia o uso sustentável dos recursos naturais no local. Com a mudança, o agora Parque Estadual se tornou área de proteção integral.

O Paraná conta atualmente com 259 Reservas Particulares do Patrimônio Natural cadastradas e averbadas como federais, estaduais ou municipais. Elas protegem mais de 54 mil hectares de mata nativa.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem