Política

Governo estadual salva municípios após Temer descumprir promessa

Marcel Micheletto, prefeito de assis Chateaubriand e presidente da Associação dos Municípios do Paraná. (Foto: Aranaldo Alves/ANPr)

Um novo repasse de cota extra do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, será feito para os municípios paranaenses. O anúncio foi feito ontem (quinta, 11) pelo governador Beto Richa, do PSDB. Os recursos são referentes à antecipação do recolhimento do imposto por empresas que receberam benefícios fiscais do Estado para se instalarem ou ampliarem investimentos no Paraná. Segundo a Associação dos Municípios, o novo repasse deve ser feito no próximo dia 30. O valor é de R$ 120 milhões.

Em janeiro do ano passado, o governo repassou 429 milhões aos municípios em razão da antecipação do imposto de empresas que aderiram ao programa de incentivos para atração de investimentos. Essas empresas passariam a pagar o imposto devido apenas a partir do dia 1º janeiro de 2018, mas anteciparam o pagamento em troca de descontos oferecidos pelo Estado.

Na época, ao todo, 72 empresas receberam a carta convite. Dessas, oito aderiram ao pagamento em 2017, com direito a desconto sobre o valor devido de ICMS atualizado. Juntas, as oito empresas pagaram 1 bilhão e 700 milhões em impostos. Por lei, os municípios têm direito a 25% do que o Estado arrecada de ICMS.

O prefeito de Assis Châteaubriant, Marcel Micheletto, presidente da Associação dos Municípios do Paraná, afirma que o recurso vem em momento importante.

O reforço vem em um momento em que as prefeituras enfrentam dificuldades para saldar despesas de 2017. No final do ano passado, o presidente Michel Temer, do PMDB, prometeu repassar um extra de 2 bilhões de reais aos municípios até dezembro, para ajudá-los a fecharem as contas, em troca do apoio à reforma da Previdência em discussão no Congresso. O presidente da AMP disse que os prefeitos deveriam apoiar os deputados que teriam a imagem desgastada com a eventual aprovação da reforma. Como a votação foi adiada, o dinheiro prometido não veio.

No Paraná, as prefeituras esperavam receber 135 milhões até o final de dezembro. O problema é que a votação da reforma foi adiada para fevereiro, e o governo federal não cumpriu a promessa.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões