Governo garante que suspensão da importação de carne pelos EUA não deve prejudicar o Paraná

Imagem ilustrativa

O Governo do Paraná garantiu que a suspensão da importação de carne bovina brasileira pelos Estados Unidos não deve prejudicar a atual receita do estado na agropecuária. O secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue decretou a suspensão da importação de carne bovina fresca vinda do Brasil ontem (quinta), por causa dos maus resultados nos testes de qualidade da carne brasileira que entra no país. Em comunicado, o Departamento de Agricultura americano informou que está testando 100% da carne brasileira que entra nos EUA. Nesses testes, 11% dos produtos de carne fresca brasileira importada foram rejeitados. O veterinário da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, do Paraná, Fábio Nevadri, a SEAB, disse que o mercado americano ainda era emergente e não está entre os principais clientes do estado.

Desde o ano passado, os Estados Unidos derrubou o embargo à carne in natura brasileira. Apesar de não estar entre os principais consumidores de carne bovina paranaense, o órgão admite que o mercado americano animava bastante o setor.

O veterinário da secretaria garantiu que a carne produzia no Paraná é de boa qualidade. Fábio disse que, no caso dos Estados Unidos, a carne não passou nos testes por causa de uma reação dos rebanhos à uma vacina contra febre aftosa. Ele também disse que o país sofre um preconceito de mercado devido à operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

A Seab informa que o Paraná tem o décimo maior rebanho do país, com 9,2 milhões de cabeças, o que representa 4,3% do total do Brasil. O Estado abateu 902,2 mil cabeças de janeiro a setembro de 2015, de acordo com dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume representou 4% do total nacional.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem