Hemepar faz cadastros de doadores de medula óssea em unidades de 21 regiões do Paraná

O Dia Mundial do Doador de Medula Óssea é celebrado nesse sábado (16). O objetivo é difundir informações e promover ações de conscientização sobre a importância de ser um doador voluntário. Para marcar a data o Hemepar faz o cadastro dos doadores de medula nas unidades em 21 regiões do Paraná. A estudante de medicina Jaqueline Midori Okada aproveitou a proximidade da data e fez o cadastro.

Um dos problemas enfrentados pelos profissionais da área é localizar os cadastrados. No ano passado, no Paraná, 43 pessoas apresentaram compatibilidade, mas não foram localizadas para que pudessem realizar o transplante.  Segundo a responsável pelos cadastros no Hemepar, Jaqueline Castro, atualização do cadastro é fundamental no processo de doação.

Para se cadastrar é necessário ter entre 18 e 54 anos, estar em bom estado de saúde e não ter doença infecciosa, doença no sangue, do sistema imunológico ou câncer. No Paraná existem 469 mil cadastrados – é o terceiro estado com maior número de cadastros do Brasil. Em 2016, 112 paranaenses receberam uma doação de medula óssea. A atualização do cadastro pode ser feita no próprio local de cadastro ou pelo site www.inca.gov.br/doador/

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem