Hospital Oswaldo Cruz é referência em Curitiba

O Hospital Oswaldo Cruz, há mais de 80 anos, é referência no atendimento a doenças infecciosas. Nos anos que antecederam as obras do prédio, Curitiba sofreu com duas grandes epidemias. Uma de tifo e outra de gripe espanhola. A primeira luta dos médicos do Oswaldo Cruz foi contra a tuberculose. Hoje, o desafio é a AIDS e a hepatite, como contra o diretor-geral Paulo Faria.

Outro motivo que levou a construção do Hospital foi a abertura dos portos do Paraná, que também trouxe com ela vírus desconhecidos. A instituição apareceu com outro nome.

A inauguração aconteceu quase 17 anos depois. Hoje, o Oswaldo Cruz atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde. E a localização dele também tem um motivo nobre. O prédio está em uma quadra onde há pontos importantes de atendimentos à saúde da população.

O Hospital tem leitos voltados especialmente para os casos mais avançados das doenças. Os demais são destinados para pacientes que fazem o tratamento e voltam para dormir em casa. São pelo menos 150 atendimentos diários, com uma média de 50 pacientes internados por mês.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem