Política

IAP se pronuncia sobre caso de denúncia da Procuradoria-Geral da República

Imagem divulgação / IAP – arquivo

O IAP se pronunciou pela primeira vez sobre a investigação da Procuradoria-Geral da República sobre supostas irregularidades na liberação de obras em uma área de Mata Atlântica às margens da BR-277, em Paranaguá, litoral do Paraná. A polêmica acontece por causa da autorização para a construção de um estacionamento viabilizada após um decreto assinado pelo governador Beto Richa (PSDB). O presidente do órgão, Tarcísio Mossato Pinto, admitiu que as investigações são compreensíveis, mas que há um exagero por parte do Ministério Público.

De acordo com o presidente do IAP, uma questão de burocracia envolvendo terrenos com mata atlântica é o que gerou a desconfiança por parte do Ministério Público. O gestor garante que, apesar disso, toda a tramitação foi feita de forma legal.

A suspeita do MP é a de que o governador do Paraná tenha agido porque a RF Participações, controladora da Green Logística, teria relações com uma empresa da família do governador.

O advogado de Richa, Sérgio Botto de Lacerda, admite que, de fato, o vínculo existiu, mas que isso foi no passado. Segundo ele, a incorporadora foi procurada durante a implantação de um condomínio e que não há qualquer irregularidade nisso.

O caso já é apurado em primeira instância, em Paranaguá. Ao todo, cinco pessoas respondem ao processo.

Segundo as investigações, em novembro de 2013 a empresa pediu ao IAP uma licença prévia para construir o estacionamento na área em questão, que fica perto do Porto de Paranaguá. No mês seguinte, a Green Logística adquiriu o terreno e, na sequência, Richa assinou um decreto considerando de interesse público o eixo modal de Paranaguá que incluía o espaço em questão. Caso entenda que há indícios de crime, a PGR pode denunciar o governador ao Superior Tribunal de Justiça. Do contrário, deve pedir o arquivamento do caso. Na hipótese da denúncia, caberá ao STJ aceitar e abrir o processo ou então pedir novas diligências.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário

Câmara debate uso de calçadas e recuos pelo comércio

Câmara debate uso de calçadas e recuos pelo comércio

Sugestão de iniciativa do presidente da Casa pede revisão da legislação atual em Curitiba