Iapar e Simepar encerram Alerta Geada 2016

Foto: Divulgação / AENotícias Pr
Foto: Divulgação / AENotícias Pr

O último boletim de Alerta Geada desse ano vai ser emitido amanhã (quinta) pelo Simepar e o Iapar. A justificativa é que com a chegada da primavera não há mais riscos de ocorrer o fenômeno na região cafeeira do Estado. Neste ano apenas um aviso de alerta geada foi emitido, em junho, quando uma massa de ar polar avançou pela região.

Segundo o economista do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Paulo Sérgio Franzini, a massa de ar polar que chegou ao Paraná em junho não causou prejuízos, mas as chuvas provocaram queda de frutos em ponto de colheita, o que reduziu a qualidade geral do café no Estado.

Para a para a primavera, a atividade do fenômeno La Niña está confirmada e indica a ocorrência de chuvas e temperaturas amenas nos próximos dias. Mais para o final do ano, o volume de precipitações deve diminuir, com risco até de estiagens nas diversas regiões produtoras do Paraná.

A cafeicultura ocupa cerca de 50 mil hectares no Paraná. A maior parte das lavouras paranaenses tem em média 10 hectares e é conduzida por pequenos produtores familiares. O Alerta Geada volta a ser ativado no ano que vem. Neste ano, ele entrou em operação no mês de maio. Desde então, ele faz previsões diárias de temperatura e do risco de ocorrer geadas na Região cafeeira do Estado.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba