Imigração ucraniana comemora 125 anos

ucrania
Foto: Cesar Brustolin / SMCS

No mês de agosto é comemorado o aniversário de 25 anos da independência da Ucrânia e também os 125 anos da chegada dos primeiros imigrantes ao Paraná. Os primeiros ucranianos chegaram ao Brasil no ano de 1891 e se instalaram, principalmente, na região centro-sul do Paraná, onde está localizada a cidade de Prudentópolis. Por lá, pelo menos 80% da população tenta preservar a cultura e a tradição ucranianas.

Hoje, segundo a Representação Central Ucraniano-Brasileira, há quase um milhão de descendentes no país, sendo 800 mil somente no Paraná e 70 mil em Curitiba.

A Ucrânia proclamou independência da União Soviética em 24 de agosto de 1991. O Cônsul Honorário da Ucrânia no Paraná, Mariano Czaikowski, diz que é importante comemorar a data, mesmo de longe, para relembrar as conquistas até hoje.

Desde a chegada dos primeiros imigrantes ao Brasil, existe um trabalho de preservação das tradições deixadas pelos antepassados. Por meio do folclore, os descendentes divulgam a cultura, que são transmitidas de geração para geração.

Hoje, existem pelo menos 20 grupos folclóricos ucranianos no Brasil.

A engenheira Ana Ester Povaluk, é uma das 300 integrantes do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, que tem sede em Curitiba. Ela conta que ingressou no folclore com apenas seis anos de idade por influência da família e que hoje tenta repassar o que aprendeu a outras crianças e adolescentes.

Mas nem só de dança vive a cultura ucraniana. A comida também é bastante apreciada. Um dos pratos mais conhecidos é o pierogi, pastéis recheados de batata e ricota. Com o tempo, a receita foi ganhando toques brasileiros e hoje o prato se difundiu, fugindo um pouco do tradicional.

Os ucranianos também se diferenciam na música. Ana Ester que é professora de Bandura, um instrumento tipicamente ucraniano com 56 cordas e que é semelhante a uma harpa. Ela conta que foi por meio da música que se aproximou ainda mais das tradições e comenta que os jovens de hoje continuam com a mesma vontade de preservar as raízes dos antepassados.

Atualmente, a Ucrânia vive um momento delicado na política. Há pelo menos dois anos o país é palco de um conflito entre as forças armadas locais e os separatistas pró-russos. A disputa já deixou mais de nove mil mortos desde abril de 2014.

Mas apesar da atual agitação, o Cônsul Honorário da Ucrânia não perde as esperanças de ter a liberdade conquistada integralmente.

No próximo domingo (28) uma festa em homenagem aos 125 anos da imigração e aos 25 anos da independência da Ucrânia será realizada no Parque Tingui, o memorial Ucraniano. No local, haverá barracas de comidas e artesanatos típicos e a partir das três horas da tarde começam as apresentações de dança folclórica.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.