Impeachment de Dilma Rousseff repercute nas redes sociais na tarde desta quarta-feira

Foto: Divulgação / Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Divulgação / Edilson Rodrigues/Agência Senado

Lamentado por uns e comemorado por outros, o afastamento definitivo de Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República é encarado pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) como efeito da estrutura política predominante no Brasil em nome da governabilidade. Para ele, que se manifestou sobre o assunto apenas pelas redes sociais, a nomeação do ex-presidente Lula para a Chefia da Casa Civil, em março deste ano, já acenava como algo equivalente à renúncia de Dilma do cargo.

Na postagem, Fruet diz ainda que vinha alertando para a gravidade do atual momento histórico, que espera que o Brasil supere esse episódio e encontre um caminho democrático mais sólido. O prefeito ainda se diz esperançoso no restabelecimento da harmonia entre os três poderes para De acordo com o professor de Ciência Política Luiz Domingos Costa, ainda é cedo para avaliar possíveis impactos do impeachment em Curitiba. Mas, diante das mudanças que podem ocorrer, o prefeito vai precisar ser hábil em negociar com a bancada paranaense em Brasília.

Também via redes sociais, o governador Beto Richa (PSDB) disse que o país virou hoje uma importante página da história. Segundo ele é fundamental que todos somem esforços na reconstrução da economia, na geração de empregos e no atendimento às demandas sociais. É hora de colocar um ponto final na crise para que o Brasil retome o caminho do crescimento em bases sólidas.

A declaração do governador é bem mais comedida do que manifestação dele no mês de abril. Na época, logo após a votação na Câmara Federal que deu prosseguimento ao processo de afastamento da então presidente, ele afirmou que o resultado da votação só reforçava o fato de que Dilma não tinha mais condições de governar. Ele também esclareceu que a diferença entre ela e Michel Temer (PMDB) está na capacidade de articulação política, e que o Estado era discriminado pelo governo petista.

O impeachment foi promulgado na tarde desta quarta-feira (31) após votação no Senado, que terminou com 61 votos favoráveis e 20 contrários à saída de Dilma do cargo. Para o Estado, conforme o professor ouvido pela BandNews, a principal mudança deve ser no apoio ou na representatividade entre os senadores, que sofrem uma espécie de inversão de posição.

A BandNews também tentou contato com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), mas ele não atendeu às ligações.

Dilma Rousseff foi condenada por crime de responsabilidade fiscal (as chamadas “pedaladas fiscais”) no Plano Safra e nos decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional. Ela não foi punida com a inabilitação para funções públicas, todavia. Assim, a agora ex-presidente pode se candidatar a cargos eletivos e exercer outras funções na administração pública.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem