Indústria avança 1,8% e movimenta quase 93 bilhões de reais no Paraná em 2017

 Indústria avança 1,8% e movimenta quase 93 bilhões de reais no Paraná em 2017

(Foto: divulgação/AEN)

(Foto: divulgação/AEN)

A indústria do Paraná avançou 1,8% em 2017 e movimentou quase 93 bilhões de reais. O número equivale a 25% de todas as riquezas geradas no Estado no ano passado. Os dados também equivalem ao primeiro resultado positivo desde 2014. Em 2014 o PIB da indústria paranaense caiu 7%. Em 2015 houve retração de 5,8% e em 2016 queda de 2,8%.

Os dados são do Ipardes, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social. Segundo o diretor-presidente do Ipardes, Julio Suzuki Júnior, o setor de máquinas e equipamentos, principalmente na produção de tratores e colheitadeiras, foi beneficiado pela boa safra agrícola.

O PIB da indústria calculado pelo Ipardes inclui o desempenho das indústrias da construção civil, extrativa e de transformação, além da produção de energia.

Segundo o Ipardes, um dos principais responsáveis pelo crescimento foi à indústria da transformação, que cresceu 4,4% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do IBGE. Das 13 áreas pesquisadas, dez tiveram aumento na produção.

Em alguns municípios do Paraná, a indústria é o principal índice da economia. Saudade do Iguaçu, na região Sudoeste, por exemplo, tem mais 86% do PIB local ligado ao setor industrial.

Outro caso Rio Branco do Sul, na região de Curitiba, conhecida pelas fábricas de cimento, tem mais de 61% do PIB proveniente da indústria.

(Foto: divulgação/AEN)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba