Inflação registra queda em Curitiba, mas continua acima da média nacional

inflação divulgaçãoDepois de registrar a maior inflação do país em abril, Curitiba teve redução do índice neste mês. De acordo com o IPCA – o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação em Curitiba neste mês foi de 0,71% contra os quase 1,8% registrados em abril. As maiores altas foram nos produtos farmacêuticos e óticos, nos tecidos e armarinhos e nos artigos de cuidados pessoais. Mesmo com a queda, o índice da capital paranaense ainda está acima da média nacional para o período, que foi de 0,6%, segundo dados divulgados sexta (22) pelo IBGE. O maior responsável pelo índice em Curitiba é o aumento da alíquota Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços (ICMS), proposto no pacote de medidas de austeridade encaminhado pelo governador Beto Richa. Para o economista José Pio Martins, o desequilíbrio nas contas do estado teve reflexos na inflação.

No país, a conta de luz dos brasileiros teve alta de 13% no mês passado. Ela representa quase 4% das despesas das famílias e estimula o aumento no índice. No acumulado do ano, Curitiba é a cidade com a terceira maior inflação no país, com 9,13%. Nos cinco primeiros meses, a alta de preços já ultrapassou os 6%.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem