Política

Iniciativa pelo Facebook que pede a redução do salário de vereadores pode se transformar em projeto de lei

Os organizadores de um dos eventos criados no Facebook que pedem a redução da remuneração dos vereadores de Curitiba querem transformar a ideia em um projeto de lei de iniciativa popular. Para isso eles precisam conseguir mais de 60 mil assinaturas para que a proposta seja levada aos vereadores. A ideia surgiu depois que cidades como Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, no interior do Estado, reduziram o salário dos vereadores. A proposta de Curitiba tem cinco pautas principais. A redução dos subsídios dos vereadores, a diminuição de 50 por cento da verba de gabinete dos vereadores e fim do subsídio de transporte (carro e gasolina). A proposta também pede a implementação do cartão ponto para os cargos comissionados e a disponibilização em tempo real na internet de todas as despesas dos gabinetes. Segundo o organizador da proposta, Fábio Rodrigo, a ideia é discutir com os vereadores qual a porcentagem do salário deles que pode ser reduzida.

O projeto de iniciativa popular deve começar a colher assinaturas a partir de terça-feira (18). Um outro grupo criado no Facebook que também pede a redução dos salários deve fazer um ato em frente a câmara no dia 25 de agosto.

O salário bruto de um vereador é de pouco mais de 15 mil reais. Com descontos é de pouco mais de 11 mil reais. O presidente da casa ganha mais de 19 mil reais. O valor do subsídio é fixado em lei e foi corrigido pela inflação nos últimos três anos. Cada um dos 38 vereadores também tem direito a: um carro, 200 litros de gasolina por mês, sete funcionários, dois estagiários, material de gabinete e três mil selos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia