Instituições iniciam campanhas do Outubro Rosa, mas números ainda preocupam

 Instituições iniciam campanhas do Outubro Rosa, mas números ainda preocupam

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Neste mês é celebrada uma das campanhas de conscientização mais famosas no país, o Outubro Rosa, que alerta sobre os cuidados de prevenção contra o câncer de mama. Desde que a campanha foi lançada, o número de mamografias feitas no país aumentou, mas o numero de óbitos também cresceu. Por isso, diversas instituições ainda investem em campanhas de prevenção, já que o diagnostico precoce da doença pode ser decisivo no sucesso de um tratamento.

Desde hoje (02), algumas instituições já iniciaram as ações. Uma escola de Curitiba, por exemplo, vai utilizar um projeto institucional feito junto com os alunos para auxiliar no Outubro Rosa. Daniele, que é coordenadora do colégio, conta que os alunos ficaram animados com o tema.

Desde cedo, os alunos estão em semáforos da região onde as sedes da escola estão localizadas, no Boqueirão e Santa Quitéria, para realizar a ação. A professora fala que eles vão distribuir lenços para os motoristas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, desde a criação do Outubro Rosa, em 2010, o número de mamografias realizadas no estado cresceu 61% até 2016, considerando o grupo entre 50 e 69 anos, público-alvo da campanha. Por outro lado, o número de óbitos relacionados ao câncer de mama saltou 24%, passando de 736 mortes para 911 em 2015.

Por isso, a campanha acontece durante todo o mês em diversos locais. Entre os dias 23 e 27 deste mês, o Hospital Erasto Gaertner vai um mutirão de cirurgias de reconstrução mamária. Uma concessionária de motos vai reunir mais de mil motociclistas de diversas partes do Brasil e de países vizinhos, entre os dias 12 e 15 de outubro, em uma ação para arrecadar um milhão de reais para o hospital.

O Museu Oscar Niemeyer, recebe a partir das sete horas da noite de hoje (02) a “Exposição Que Ninguém Quer Ver”, que traz imagens de diagnostico da doença, no vão central do museu.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem