Inverno úmido preocupa agricultores do estado

A previsão de um inverno bastante úmido começa a preocupar os agricultores do Paraná! Os primeiros boletins meteorológicos pré-inverno, divulgados hoje, apontam que o fenômeno El Niño vai trazer muita chuva a partir de agosto. De acordo com a meteorologista Olívia Nunes, da Somar, o segundo semestre deste ano será de menos frio, mas com muitas tempestades.

Se fosse apenas menos frio, os agricultores poderiam comemorar. O problema é o excesso de chuvas, ainda mais de forte intensidade. Com isso, a safra de grãos 2012/2013 deve ter um pequeno prejuízo, segundo o superintendente do Departamento de Economia Rural, Francisco Simione.

Um dos boletins meteorológicos aponta que o tempo no segundo semestre será semelhante ao de 2009, com grandes acumulados de chuva. Naquele ano, a safra de inverno do Paraná alcançou quase 33 milhões de toneladas. Foi um volume tido como regular pelo Deral.

O fenômeno “El Niño” se caracteriza pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Neste caso, são as águas mais profundas, que devem trazer muita chuva para a região sul do Brasil e também para a Argentina e Uruguai.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem