Ippuc apresenta projeto Ligeirão Norte-Sul à OAB Paraná

 Ippuc apresenta projeto Ligeirão Norte-Sul à OAB Paraná

Foto: Plínio Lopes

 

O projeto Ligeirão Norte-Sul foi apresentado à OAB Paraná (Ordem dos Advogados do Brasil – PR) pelos técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A reunião aconteceu na noite dessa quinta-feira (22). Após a apresentação, a coordenação do Ippuc; as comissões de Direito Ambiental e de Direito à Cidade da OAB; e o Conselho de Segurança (Conseg) do Batel debateram o funcionamento da nova linha de transporte e o real impacto na região.

De acordo com o coordenador do projeto no Ippuc, Mauro Magnabosco, detalhes da primeira etapa do Ligeirão Norte-Sul – que vai ligar o Terminal Santa Cândida à Estação Bento Viana – foram apresentados a convite das Comissões da Ordem.

A função da OAB, neste projeto, é avaliar a questão da mobilidade urbana e a Praça do Japão.

De acordo com a Prefeitura Municipal, a implantação dos 25 ônibus biarticulados vai permitir o retorno dos transportes públicos, através, da correção viária. A ampliação será no trecho do eixo Norte-Sul de transporte, onde a Praça do Japão encontra a Avenida República Argentina.

Ao saberem deste projeto, moradores da região criaram o movimento “SOS Praça do Japão”. Segundo o movimento, o símbolo de cultura e lazer não pode ser destruído. De acordo com o Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), após audiências públicas, o projeto foi apresentado em 2011. As obras foram iniciadas em 2014, no entanto, a medida que amplia o transporte público não foi implantado.

Quando a Prefeitura Municipal informou que o projeto seria retomado, o Conselho de Segurança do Batel (Conseg) entrou com um pedido de ação civil pública no Ministério Público do Paraná. O conselho pede que qualquer alteração na região seja feita, por meio, de audiências públicas. Segundo Mauro Magnabosco, a Praça do Japão não será prejudicada.

O Ligeirão deve atender mais de 36 mil pessoas, por dia. A expectativa da Prefeitura é que 40% dos usuários da linha que sai do Santa Cândida e vai até o Capão Raso utilizem os 25 novos ônibus biarticulados.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Equipamentos recebem na próxima semana primeira grande atualização do sistema

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

O montante deve ser usado para a realização de reformas e melhoras de acessibilidade

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense