Jovens paranaenses consideram que os políticos são todos corruptos, aponta pesquisa

Foto: Hélio Luiz de Almeida Oliveira / MPPR

68% dos jovens paranaenses consideram que os políticos são todos corruptos. O dado é de uma pesquisa do Ministério Público do Paraná em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. O levantamento ouviu mais de 10 mil alunos de Ensino Médio da Rede Estadual e apontou que menos de 40% dos jovens se interessam por política. A mesma pesquisa mostrou que quase 19% dos jovens venderia o voto por até mil reais. Para o promotor de Justiça Eduardo Cambi, a pesquisa mostra que a corrupção não está só nos políticos, mas em toda a sociedade.

Entre outros dados, a pesquisa apontou que os jovens paranaenses apresentam pouco conhecimento sobre o funcionamento das instituições políticas e baixo nível de engajamento social.  41% dos jovens disseram não saber o que é a Constituição Federal. 39% não sabem o que faz o Ministério Público e 33% não sabem dizer o que faz um juiz de Direito.

Com relação à participação em atividades políticas e de cidadania fora da escola, 85% dos jovens responderam que nunca participaram de uma audiência pública. 86% jamais atuaram em associações de bairro e 56% dos jovens nunca participaram de manifestações ou passeatas.  Em compensação, mais de 80% dos alunos acreditam que a educação política deveria estar presente nas escolas.

Mais de 59% são favoráveis ao voto obrigatório. A pesquisa foi realizada dentro do programa Geração Atitude, que incentiva a participação política e atitudes cidadãs entre os estudantes paranaenses.

 

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*