Política

Jovens paranaenses consideram que os políticos são todos corruptos, aponta pesquisa

Foto: Hélio Luiz de Almeida Oliveira / MPPR

68% dos jovens paranaenses consideram que os políticos são todos corruptos. O dado é de uma pesquisa do Ministério Público do Paraná em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. O levantamento ouviu mais de 10 mil alunos de Ensino Médio da Rede Estadual e apontou que menos de 40% dos jovens se interessam por política. A mesma pesquisa mostrou que quase 19% dos jovens venderia o voto por até mil reais. Para o promotor de Justiça Eduardo Cambi, a pesquisa mostra que a corrupção não está só nos políticos, mas em toda a sociedade.

Entre outros dados, a pesquisa apontou que os jovens paranaenses apresentam pouco conhecimento sobre o funcionamento das instituições políticas e baixo nível de engajamento social.  41% dos jovens disseram não saber o que é a Constituição Federal. 39% não sabem o que faz o Ministério Público e 33% não sabem dizer o que faz um juiz de Direito.

Com relação à participação em atividades políticas e de cidadania fora da escola, 85% dos jovens responderam que nunca participaram de uma audiência pública. 86% jamais atuaram em associações de bairro e 56% dos jovens nunca participaram de manifestações ou passeatas.  Em compensação, mais de 80% dos alunos acreditam que a educação política deveria estar presente nas escolas.

Mais de 59% são favoráveis ao voto obrigatório. A pesquisa foi realizada dentro do programa Geração Atitude, que incentiva a participação política e atitudes cidadãs entre os estudantes paranaenses.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia