Juiz Sérgio Moro volta a ouvir nesta quarta-feira as testemunhas de acusação no processo do ex-presidente Lula

 Juiz Sérgio Moro volta a ouvir nesta quarta-feira as testemunhas de acusação no processo do ex-presidente Lula
(Foto: Divulgação/Instituto Lula)
(Foto: Divulgação/Instituto Lula)

O juiz Sérgio Moro volta a ouvir nesta quarta-feira (24) as testemunhas de acusação do processo em que o ex-presidente Lula é acusado pelo Ministério Público Federal de receber vantagens indevidas da empreiteira Odebrecht. Na ação penal outros oito réus também são acusados, entre eles o ex-ministro Antônio Palocci. A partir das 14h, na sede da Justiça Federal em Curitiba, depõem o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa e o ex-gerente da estatal, Pedro Barusco. Ao todo, dez testemunhas de acusação serão ouvidas até sexta-feira (26).

No processo em questão, Lula é acusado de gerenciar uma sofisticada estrutura ilícita para captação de apoio parlamentar, assentada na distribuição de cargos públicos. É investigada a compra de um terreno, pela Odebrecht, que seria destinado à construção de uma nova sede para o Instituto Lula. O terreno custou R$ 12,4 milhões. Também é investigada a compra de um apartamento vizinho ao local onde o ex-presidente mora, em São Bernardo do Campo (SP), por 504 mil reais. Neste contexto, a propina distribuída pela Odebrecht chega a R$ 73 milhões.

O dinheiro ilícito beneficiou partidos e políticos – principalmente do PMDB, PP e PT. Já as testemunhas de defesa neste processo começam a prestar depoimento a partir do dia 5 de junho. Esta fase do processo termina na metade de julho e não há prazo para que o juiz Sérgio Moro dê as sentenças. Até o momento, são 113 pessoas que devem depor em favor dos oito acusados. Só os advogados de Lula indicaram 87 testemunhas de defesa no processo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem