Juiz suspende reintegração de posse contra 13 escolas ocupadas no Paraná

O juiz Guilherme Hernandes Denz, do Tribunal de Justiça do Paraná, atendeu ao recurso da Defensoria Pública do Estado e suspendeu os mandados de reintegração de posse expedidos contra 13 escolas ocupadas em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A decisão paralisa os pedidos de reintegração movidos pelo governo do Estado, em trâmite na Vara da Fazenda Pública de São José. Na segunda-feira, a Justiça já havia negado pedido de reintegração de posse solicitado pela Secretaria de Educação do Paraná para algumas instituições de ensino do interior do estado. De acordo com a União Paranaense de Estudantes Secundaristas, a UPES, 340 colégios estaduais e quatro universidades estão ocupadas nesse momento pelos alunos. No entanto, de acordo com a Secretaria de Educação, o número é menor, ao todo 200 escolas interditadas. Curitiba continua sendo a cidade com mais instituições fechadas – são cinquenta e oito no total. O Colégio Estadual do Paraná, o maior do Estado – com cinco mil alunos matriculados – permanece bloqueado. Os estudantes realizam neste fim de semana assembleias municipais nas 66 cidades onde há escolas ocupadas. Segundo o presidente da UPES, Matheus dos Santos, a intenção é eleger uma comitiva que deve se reunir com o governador Beto Richa (PSDB).

Em mensagem nas redes sociais, o governador convocou os estudantes, em especial a UPES, para a discussão da Medida. Ele destacou que o estado pretende debater com os alunos as mudanças previstas pelo governo federal.

A reforma proposta pelo governo federal foi tema de seminários que aconteceram nessa quinta-feira nas regionais de educação. Cerca de setecentos alunos, professores e pais participaram das discussões. O relatório dos debates vai ser entregue no próximo dia 18 ao ministro da Educação, Mendonça Filho. Mesmo com as ocupações, alguns alunos da rede pública acreditam que apenas o diálogo já é o suficiente.

Os estudantes são contra a reforma do ensino médio proposta pelo governo federal que prevê, entre outras coisas, mudanças da jornada diária de quatro para sete horas e a flexibilização da escolha das disciplinas. Em nota, o MEC afirma que as medidas estão sendo preparadas com base em avaliações técnicas rigorosas e estão alinhadas com aquilo que defendem os especialistas em educação do País. Trata-se de uma mudança fundamental, que deixará o currículo flexível e articulado com o ensino técnico-profissionalizante.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente