Justiça concede, pela segunda vez, prisão domiciliar a sócio da Engevix

Operacao-Lava-Jato dinheiro

Por decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro, o sócio da construtora Engevix, José Antunes Sobrinho, está em prisão domiciliar. O executivo deixou a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, ontem à tarde. Esta é a segunda vez que o empreiteiro vai para prisão domiciliar. Antunes Sobrinho foi preso em setembro de 2015, na 19.ª fase da operação Lava Jato. Em dezembro do ano passado, por decisão do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF2), no Rio de Janeiro, ele foi para prisão domiciliar pela primeira vez. Em março deste ano, Antunes Sobrinho voltou a ser detido por determinação dos próprios desembargadores do TRF do Rio de Janeiro, que rejeitaram pedido de habeas corpus feito pela defesa. O advogado Carlos Kauffmann, que representa o executivo, diz que a decisão foi justa e é coerente com os pedidos feitos pela defesa.

O empreiteiro é réu em uma ação penal que investiga supostos desvios nas obras da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras. De acordo com a denúncia, Antunes Sobrinho teria envolvimento em fraudes na construção da Usina Nuclear Angra 3, no Rio de Janeiro. Por determinação do Supremo Tribunal Federal, o processo que investiga a empresa foi remetido à justiça do Rio de Janeiro, onde fica a sede da estatal do setor elétrico. O empresário também responde como réu a outra ação penal da Lava Jato que tramita em Curitiba – a mesma em que o ex-ministro José Dirceu é acusado de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras. Antunes Sobrinho permanece na residência que mantém em Curitiba porque negocia acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal. O advogado Carlos Kauffmann esclarece que, apesar de ter deixado a cadeia, o executivo tem obrigações legais a cumprir.

Sobrinho foi denunciado pelo Ministério Público Federal pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa em contratos relacionados à Eletronuclear, que é a responsável pelas obras da usina Angra 3. Na ação que tramita em Curitiba, estão envolvidas denúncias de crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem