Justiça de Portugal determina extradição de Raul Schmidt, diz PGR

 Justiça de Portugal determina extradição de Raul Schmidt, diz PGR

O Tribunal de Relação de Lisboa determinou o cumprimento da ordem de extradição do empresário Raul Schmidt, investigado na Operação Lava Jato. Schmidt deve ser entregue às autoridades brasileiras assim que for localizado pela polícia portuguesa, a quem cabe cumprir o mandado expedido pela corte. A informação foi repassada à Secretaria de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal, que acompanha o caso desde que o acusado deixou o Brasil após ter a prisão decretada.

A decisão foi divulgada ontem (20) pela Procuradoria-Geral da República. Além de atuar como operador financeiro, Schmidt também aparece como representante de empresas internacionais na obtenção de contratos de exploração de plataformas da Petrobras. Há a suspeita de que o empresário recebeu mais de 200 milhões de dólares de propina.

Ele foi preso em Portugal, em março de 2016, na primeira fase internacional da Lava Jato. O empresário estava foragido desde julho de 2015. Ele morou em Londres, onde mantinha uma galeria de arte, mas, após o início da Operação, mudou-se para Portugal, por ter dupla cidadania. No mês passado, Schmidt recorreu ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos para suspender a extradição. A defesa alegava que as unidades prisionais brasileiras não cumpriam os padrões mínimos exigidos pela Convenção Europeia dos Direitos do Homem.

Para rebater o recurso, a Procuradoria-Geral da República enviou às autoridades portuguesas ofício reafirmando o compromisso do Estado brasileiro de garantir e respeitar os direitos fundamentais do preso. O argumento foi aceito pelo tribunal europeu.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem