Política

Justiça decreta bloqueio de mais de R$ 106 milhões da conta de Cerveró; MPF pede quebra de sigilo do email do ex-diretor

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

A Justiça Federal do Paraná decretou o bloqueio de até 106 milhões de reais da conta do ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró. No despacho, o Juiz Federal Sérgio Moro esclarece que o bloqueio tem objetivo de viabilizar futuro confisco ou garantir eventual indenização. Cerveró é acusado de receber propina de 40 milhões de dólares entre os anos de 2006 e 2007 para a contratação de navios sonda para a perfuração de águas profundas na África e no México. O bloqueio foi requerido pelo Ministério Público Federal a partir da delação premiada do executivo da Toyo Setal, Julio Camargo. O MPF também solicitou em uma mesma petição acesso aos e-mails do ex-diretor da Petrobras entre os anos de 2003 e 2014. De acordo com o documento, o MPF quer descobrir com quem o executivo mantinha contato e se há pistas de negócios suspeitos realizados pelo ex-diretor. A força-tarefa da lava jato pede ainda a quebra de sigilo da offshore Jolmey do Brasil a partir de 2008, ano em que a subsidiária foi instalada no país. O juiz Sérgio Moro ainda não apresentou resposta quando a este último pedido do MPF. O ex-diretor da estatal está preso desde janeiro deste ano e é réu em duas ações penais da operação lava Jato: uma por corrupção passiva, e outra aceita ontem pelo Juiz Sério Moro por lavagem de dinheiro. A defesa de Cerveró já tomou conhecimento da decisão sobre o bloqueio e informou que não teme a quebra de sigilo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Vereador vota contra cassação de Maria Letícia

Vereador vota contra cassação de Maria Letícia

Angelo Vanhoni pediu vista na última sessão do Conselho de Ética

Partidos apresentam recurso ao TSE contra absolvição de Moro

Partidos apresentam recurso ao TSE contra absolvição de Moro

Senador foi absolvido, no TRE, das acusações de abuso de poder econômico nas últimas eleições

Projeto prevê uso do nome social em atendimentos da Prefeitura

Projeto prevê uso do nome social em atendimentos da Prefeitura

Pela proposta o nome social da pessoa travesti ou transexual deve ser registrado conforme solicitação

Vereadores de Curitiba aprovam Nova Lei da Merenda

Vereadores de Curitiba aprovam Nova Lei da Merenda

A justificativa é alinhar a nova regulamentação à resolução do Conselho Deliberativo do FNDE