Justiça determina interdição de delegacia na Cidade Industrial de Curitiba

Foto: reprodução / Sinclapol
Foto: reprodução / Sinclapol

A Justiça determinou a interdição do 11º Distrito Policial de Curitiba, sob pena de multa diária de R$ 5 mil a Secretaria de Segurança Pública, por preso no local. A decisão, em caráter liminar, atende a uma ação civil pública da Defensoria Pública do Paraná que, em vistoria, constatou situação degradante na carceragem que fica na Cidade Industrial de Curitiba. Nove defensores trabalharam na verificação, acompanhados de membros do Ministério Público estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Eles apontaram a existência de 163 presos na delegacia, que tem capacidade para apenas 38. Além da superlotação, o relatório aponta que os detentos são mantidos em local sem ventilação, sem obras de adequação e com situação precária de esgoto, havendo risco de proliferação de doenças.

Segundo a Defensoria, muitos presos foram encontrados doentes e em condições infectocontagiosas. Segundo a decisão, a Sesp tem 30 dias para remover os presos a outra unidade prisional. Também estabelece que não deve haver a transferência de novos detidos ao 11º DP, que terá de passar por reformas para atender requisitos da Lei de Execuções Penais.

Por meio da assessoria de imprensa, a Sesp informou que transfere semanalmente cerca de 150 presos dos distritos para o sistema penitenciário, mas que ainda não foi notificada oficialmente da decisão de ontem.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem