Justiça Federal prevê interrogatórios de Bumlai e do filho nesta semana

A Justiça Federal pretende concluir nesta semana os interrogatórios dos réus do processo relacionado à 21ª fase da Operação Lava Jato.

O pecuarista José Carlos Bumlai e o filho, Maurício Bumlai, deveriam ter sido ouvidos no último dia 25. Mas o interrogatório foi adiado para sexta-feira desta semana, 6, por conta de uma cirurgia a que o pecuarista se submeteria.

Bumlai, que está em prisão domiciliar para tratamento de um câncer na bexiga, é figura central no processo, que apura o empréstimo de R$ 12 milhões que ele tomou do Banco Schahin.

O recurso teria beneficiado o Partido dos Trabalhadores. A ação penal tem, ao todo, dez réus, denunciados por crimes como de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta.

Os últimos a ser ouvidos serão José Carlos e Maurício Bumlai. Depois dos interrogatórios, acusação e defesa apresentam por escrito as alegações finais e, em seguida, o juiz pode proferir a sentença.

Também para esta semana estão previstos os primeiros interrogatórios de uma outra ação penal, decorrente da 5.ª fase da Operação Lava Jato. O processo envolve acusações de lavagem de dinheiro e crimes financeiros que teriam sido cometidos por um grupo de operadores do mercado de câmbio negro liderado pelo doleiro Alberto Youssef.

A ação penal tem seis réus: Alberto Youssef, João Procópio Junqueira Pacheco de Almeida Prado, Rafael Ângulo Lopez, Leandro Meirelles, Leonardo Meirelles e Matheus Oliveira dos Santos.

Os primeiros a ser interrogados, na quarta-feira, 4, serão João Procópio, por videoconferência, Rafael Ângulo Lopes e Alberto Youssef, em audiência presencial. Os outros três réus serão ouvidos na segunda-feira da semana que vem.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem