Justiça suspende tramitação do projeto ‘Escola Sem Partido’ na Câmara

 Justiça suspende tramitação do projeto ‘Escola Sem Partido’ na Câmara

Foto: Arquivo/CMC

A 2ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba concedeu liminar que suspende a tramitação na Câmara Municipal do projeto Escola Sem Partido. O pedido de suspensão foi ajuizado por meio de um mandado de segurança pelos vereadores Goura (PDT), professora Josete (PT), professor Euler (PSD) e Marcos Vieira (PDT). Em despacho, o juiz substituto Thiago Flôres Carvalho diz que o projeto de lei não pode ser levado à votação em plenário, até que a Justiça dê uma sentença sobre a questão.

Ao conceder a liminar, o magistrado ainda explicou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu “que a liberdade de ensinar e o pluralismo de ideias são princípios e diretrizes do sistema educacional nacional”. Desta forma, o advogado Ramon Bevilacqua, um dos que assina a ação em nome dos vereadores, explica que a competência exclusiva para legislar sobre o tema é da União e não de câmaras municipais ou assembleias legislativas.

O projeto Escola sem Partido foi apresentado na Câmara Municipal por três vereadores da bancada evangélica – Ezequias Barros (PRP), Osias Moraes (PRB) e Thiago Ferro (PSDB). A proposta pretende afixar cartazes nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs, com deveres dos professores. Dentre outros itens, determina que o poder público não “interferirá no processo de amadurecimento sexual dos alunos ou permitirá qualquer forma de dogmatismo na abordagem das questões de gênero”.

De acordo com o advogado Ramon Bevilacqua, a decisão é inédita no país e pode abrir precedentes para votações de projetos semelhantes.

A proposta é rejeitada pelas comissões da Câmara Municipal de Curitiba. A Comissão de Educação, em dezembro de 2017, manifestou-se contra o projeto Escola Sem Partido. Mesmo caminho seguiu a Comissão de Serviço Público, que em 2 de maio deste ano deu parecer desfavorável à proposição. Por meio de nota, a Câmara Municipal disse que ainda não foi notificada, mas informa que vai cumprir toda e qualquer decisão judicial.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem