Lei que obriga instalação de câmeras em ônibus de Curitiba não é cumprida

 Lei que obriga instalação de câmeras em ônibus de Curitiba não é cumprida

(Foto: Divulgação / URBS)

 

(Foto: Divulgação / URBS)

A principal reivindicação em segurança pública dos trabalhadores do transporte coletivo – câmeras de vigilância, já é uma obrigação imposta em lei. Um projeto, aprovado e sancionado em 2011, determina que os equipamentos estejam instalados em todos os ônibus, estações-tubo e terminais de Curitiba.

Além disso, que as imagens sejam transmitidas em tempo real para o sistema de monitoramento. No entanto, a lei não é cumprida. Para o vereador Bruno Pessuti (PSD), que foi relator da CPI do Transporte Público, a obrigação da instalação dos equipamentos é das empresas, já que os ônibus são de propriedade particular.

A alegação das empresas – de que não instalam as câmeras porque isso não estava no contrato assinado em 2010, poderia ser sanada imediatamente, segundo o vereador.

Procurado, o Setransp diz que segurança pública é responsabilidade do poder público, portanto, atribuição da Urbs. A Urbs, por sua vez, diz que a capital paranaense já conta com mais de 500 câmeras em estações e terminais e diz que novos investimentos dependem de recursos que não estão previstos no valor atual da tarifa.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem