Levantamento do Ministério da Saúde aponta que Paraná sofre com epidemia de dengue, mas Estado nega

dengue mosquito

A Secretaria Estadual de Saúde nega que o Paraná esteja enfrentando uma epidemia de dengue. A afirmação vai contra o balanço divulgado na segunda (04) pelo Ministério da Saúde, em que o estado aparece entre os que mais têm casos da doença.  De acordo com o levantamento, entre os dias 1º de janeiro e o dia 18 de abril deste ano, o Paraná teve quase 363 casos para cada 100 mil habitantes. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice que classifica epidemia é de 300 casos para cada 100 mil pessoas. A chefe do Centro Estadual de Vigilância Ambiental da secretaria, Ivana Belmonte, diz que os números do Ministério estão defasados, porque consideram apenas os casos notificados e não confirmados da doença.

O último balanço da dengue divulgado pela Secretaria de Saúde, em abril, mostra que foram mais de 10 mil e 900 casos da doença entre agosto do ano passado e abril deste ano. A incidência foi de 92 casos para cada 100 mil pessoas. Para a secretaria, os números são considerados normais para a época.

De acordo com a SESA, quase 48 mil casos foram notificados no estado. Destes, 21 mil e 700 ainda aguardam exames de laboratório e outros 15 mil foram descartados. Em todo o Paraná, 52 cidades já atingiram a taxa de incidência de epidemia. A maioria delas está nas regiões norte, noroeste e oeste. Só neste ano, dez pessoas morreram vítimas de dengue no estado. Os últimos casos são de uma gestante de 24 anos em Paiçandu; uma idosa de 90 anos, em Ibiporã e outro de 82 em Marechal Cândido Rondon.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

No dia 24 de março, o MP denunciou outro morador de Curitiba por tentativa de

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social