Liminar livra motorista de multas por dirigir pelo Uber no Paraná

Reprodução / FEC Bahia
(Foto: reprodução/FEC Bahia)

Um motorista do aplicativo Uber conseguiu na Justiça proibir a aplicação de multas contra ele em qualquer parte do Paraná. A decisão, em caráter liminar, é da juíza da 4ª Vara Recursal de Curitiba Camila Henning Salmoria, foi proferida no início deste mês, mas vale apenas para a pessoa que fez o pedido. Mesmo assim, o resultado da ação já virou sinônimo de esperança para muitos outros motoristas, tanto que pelo menos 30 deles já procuraram o advogado Felipe Tonietto Reis, responsável pelo processo, para ingressar com pedidos similares e, claro, se verem livres do risco de eventuais penalidades.

A cautelar impede tanto a aplicação de multas municipais, seja na capital, seja em municípios da Região Metropolitana, quanto estaduais, emitidas por órgãos como o DER, o Departamento de Estradas de Rodagem. E justamente por isso deve servir de combustível para a discussão em torno do assunto, que parece longe de terminar. Em entrevista à BandNews, o advogado fala sobre o argumento utilizado por ele na ação para conseguir a liminar.

Ele esclarece ainda que, apesar de a liminar ter sido concedida com base em uma primeira análise do recurso, os três juízes que compõem a 4ª Turma Recursal ainda precisam avaliar o mérito em conjunto. O advogado conta ainda que a Prefeitura de Curitiba já recorreu da decisão, mas que nenhum argumento novo foi apresentado.

A decisão foi proferida no dia 1º de dezembro e não tem efeito retroativo, o que não gera qualquer impacto já que o motorista beneficiado pela liminar não chegou a ser multado. O advogado fala ainda sobre a Polícia Nacional de Mobilidade Urbana – principal pilar para justificar a atuação do aplicativo Uber no Brasil, tanto que a empresa já obteve resultados semelhantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Florianópolis.

A Prefeitura, por outro lado, tem defendido que o transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não licenciado para esse fim, é uma infração média passível de multa e retenção do veículo, com base no artigo 231, inciso oitavo, do Código Brasileiro de Trânsito. Em Curitiba, a “Lei do Táxi”, de 2012, restringe esse serviço a taxistas profissionais credenciados junto ao município.

 

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Equipamentos recebem na próxima semana primeira grande atualização do sistema

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

O montante deve ser usado para a realização de reformas e melhoras de acessibilidade

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense