Liminar obriga universidades a fornecerem dados das folhas de pagamento em 15 dias

As universidades estaduais do Paraná ainda não foram oficialmente notificadas da liminar concedida nesta semana que obriga cinco instituições a fornecerem os dados das folhas de pagamento em um prazo de 15 dias. A decisão é da última quarta (4) e é assinada pelo juiz substituto da 3ª Vara da Fazenda Pública, Jailton Juan Carlos Tontini.

No documento, o magistrado determina que as informações sejam disponibilizadas para inserção no RH-Paraná Meta 4, o sistema de gestão de pessoal do Governo do Estado. Mas a Apiesp, Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público só deve se manifestar a partir da próxima segunda-feira (9).

A medida abrange as universidades estaduais de Londrina, UEL, de Maringá, UEM, do Oeste do Paraná, Unioeste, de Ponta Grossa, UEPG, e do Centro-Oeste, Unicentro. No despacho, o juiz argumenta que a demora na liberação dos dados compromete a integração “impossibilitando o conhecimento integral das informações contidas nos sistemas próprios das universidades e dificultando, se não inviabilizando, o controle interno”.

O magistrado também esclarece que a inclusão das instituições no Meta4 não fere a autonomia dos estabelecimentos de ensino, já que apenas centraliza o processamento da folha de pagamento e de controle de despesas. E relata a manifestação do Supremo Tribunal Federal, de 2011, de que a liberdade dos estabelecimentos de ensino não necessariamente significa soberania, ou seja, que as universidades estão sujeitas às leis e demais atos normativos.

A cautelar cita ainda uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, de 2012, similar à do STF, que trata da autonomia como algo que não se confunde com a noção de total independência da instituição de ensino. E atende à uma ação movida pela Procuradoria-Geral do Estado com base em um acórdão do Tribunal de Contas que determinou que todas as universidades estaduais fossem incluídas no sistema Meta-4.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem